Às 8 h. da manhã de hoje ouvi a notícia da morte do professor Vitorino Magalhães Godinho. Dizer que fiquei triste , é pouco. Senti-memagoada , infeliz pois a pessoa que mais admirei , a minha principal referência cultural, acabava de desaparecer. Durante dois anos, três horas todas as manhãs absorvi deslumbrada os seus ensinamentos.
Teoria da Comunicação I - 14 v.Problemas da Cultura Portuguesa - 13 v.
Teoria da Comunicação 2 - 15v.
Introdução às Ciências Sociais I e 2 - 12v.
Problemas do Mundo de Hoje -I e 2 - 12v.
Problemas da Sociedade Portuguesa - 12V
Ramo de Especialização
Economia e Sociologia Históricas 1 - 12 v
Economia e Sociologia Históricas 2 -13v.
Dinâmica Estrutural e Conjuntural -13v.
Economia e Sociologia Históricas - 13v.
.........................................................................................
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - 3 de Outubro de 1978
...............................................................................................................................................................
Estas notas , à primeira vista , podem parecer insignificantes, mas dadas pelo professor Vitorino Magalhães Godinho eram dignas do maior deslumbramento.
Aprendemos a ver o mundo bebendo as suas palavras. Ouvimos elogios que jamais esqueceremos. Aprendemos a valorizar o que realmente é digno da nossa atenção e a repudiar veementemente o supérfluo, o vazio , o oco.
Socialista convicto e impar , no seu último livro revelou bem até que ponto estava distante deste triste e desacreditado Partido que ele não conseguia levar a sério.
Tão longe de tudo isto, meu Amigo!Acredito que só quem lhe mereceria, nos últimos tempos, alguma consideração seria, talvez, o Dr. Mário Soares.
Pobre Portugal!
Camões " morreu com a Pátria ". Magalhães Godinho partiu ,vendo o seu país mergulhado numa triste e mesquinha agonia !
Dr .Magalhães Godinho
Os que tiveram a felicidade de consigo trabalhar , não esquecerão nunca o ter-lhes ensinado a ver com clareza" Os problemas do mundo de hoje."
Obrigada e até sempre, meu Amigo
( Tratamo-lo assim pois, para nós, a sua consideração será sempre, a maior referência em relação à nossa auto estima . As palavras que nos disse, estão guardadas preciosamente na nossa memória e, têm-nos sido , muitas vezes, de extraordinária utilidade.
Muito obrigada )
1 comentário:
NÃO PRIVEI COM ELE MAS TINHA, TENHO MUITA ADMIRAÇÃO POR ELE. EM TEMPOS QUE LÁ VÃO, MUITO SE OUVIA FALAR DELE QUANDO NOS ERA DADO UM NESGA DE " LIBERDADE". AGORA, FOI MAL TRATADO PELOS OPORTUNISTAS, VOTADO AO CILÊNCIO PELOS MEDIOCRES. NUNCA APARECIA, E PARTIU CERTAMENTE COM VERGONHA DO QUE SE ESTÁ A PASSAR NO PAÍS QUE ELE AMOU.
Enviar um comentário