sábado, 23 de abril de 2011

SÁBADO DE ALELUIA

Na nossa infância habitávamos uma casa que se situava muito perto da Igreja - São Sebastião, Lagos - .Recordamos o toque dos sinos de hora a hora ( o relógio era de repetição ) e é com profunda saúdade que revivemos o Sábado de Aleluia. Este era um dia muito especial para toda a criançada. Tinhamos feito desde a quarta-feira de cinzas contractos que se cumpririam ás 12 h. de sábado. Quem gritasse primeiro : ajoelha e paga ganhava o que tivesse sido combinado : amêndoas, chocolates, rebuçados....Este cerimonial era levado muito a sério e , aqui , junto de nós, ainda permanecem  vestígios desse tempo em que éramos o centro das atenções . Tão bom recordar esses dias distantes ! No domingo seria o almoço em casa dos avós, onde se juntava toda  a família. Uma festa!
Recordar é bom , porque foram tempos felizes . Amor gera amor. Não é?
 Amor! Uma constante na nossa vida.
 Dá-lo e recebê-lo com alegria é condição indispensável para uma existência feliz.
Tão simples e tão verdadeiro!

3 comentários:

Anónimo disse...

Esse "contrato, contrato faremos, sábado de aleluia desmancharemos" também fez parte da minha infância.Apenas no Algarve havia essa tradição que os mais antigos tentam conservar. Ainda ontem ouvi o testemunho de um tavirense acerca desses contratos.Uma Santa Páscoa e que ela traga uma profunda renovação...é do que necessitamos todos! Algarvia.

Anónimo disse...

Esse contrato era feito com os dedos mindinhos dos contratantes entrelaçados.

Anónimo disse...

Para mim a Pascoa também tem muitas recordações. Estas, no Porto onde o padre lá ia com em procissão a dar o crucifixo a beijar. Em minha casa não entrava porque meu pai era ateu. Deixava-me ir a casa dos vizinhos, mas com a recomendação de por o lenço nos pés de Cristo, para não haver transmissão de doenças. Para a época, era um homem muito consciente. Linda