quinta-feira, 7 de abril de 2011

" OS SAPATOS DE SÓCRATES "

Sócrates!
O homem mais falado em Portugal.
Amado por uns, idolatrado por outros, odiado por muitos ele lá vai levando a água ao seu moínho.O que é um facto é que a sua personalidade nos atrai, obriga a observá-lo, a desejar compreender onde começa a verdade e onde termina o espectáculo. Será que ele próprio o sabe ? Tão controverso! Tão convicto! Tão bom actor!
Apaixonante, sem dúvida.
Acabámos de ler um artigo muito interessante de André Macedo -" Os sapatos de Sócrates",onde , entre outras observações de grande argúcia ele diz : Com Sócrates , no entanto,aqueles breves segundos de vaidade lunática voltaram a denunciar um homem que vive em incesto permanente com o próprio ego, um governante que no momento histórico em que vai assumir uma derrota política ainda consegue peocupar-se com os acessórios da imagem , talvez até tenha meditado sobre a cor dos sapatos  (estes ou aqueles ?).
......................................................
Recordámos os tempos distantes dos Frente a Frente com Santana Lopes, todos os episódios reais / fictícios que dominam a sua vida e apetece-nos perguntar :
-Quem conhece ,realmente,este homem?
Pensamos que há uma pessoa ,que nunca apareceu, nunca falou, mas que partilhou muitos momentos íntimos com ele : - A mãe dos seus filhos. Será que ela o conhece?Dentro do que é possível conhecer alguém?
Queiramos ou não queiramos este homem interessa-nos porque ele faz parte da nossa história. Herói ou martir é uma personalidade fascinante.
Muito se há-de ainda escrever sobre ele. Que é extraordinariamente convincente, não tenhamos dúvidas que o é.
Tão convincente , que após a sua última entrevista, demos por nós a perguntar:
-Será que Sócrates é sincero, quando afirma lutar até ao fim para que o FMI, não nos venha auxiliar?
Fervor patriótico?

1 comentário:

Anónimo disse...

É espantoso como pessoas que há dias me diziam que eram todos uns mentirosos, ladrões, inclusive o Sócrates, me dizem que não aprovamos o PEC IV e que agora vinha o FMI. Não há paciência para aturar até os amigos que ainda se acreditam que se se tivesse aprovado não entraria o FMI. Sempre que começaram os PECs, ficava resolvido o problema ao primeiro e já ia no IV. É preciso serem surdos e mudos. Realmente o homem tem o encanto da serpente. Mas a mim nunca me encantou. Não gosto de publicidade e muito menos em política. Linda