domingo, 29 de novembro de 2020

NÃO PENSAR DEMAIS ...

PENSAR DEMAIS ...


Acabo de ler um interessante artigo do professor universitário Fernando Ilharco que  parece que é 

resposta ao meu post de ontem acerca das personalidades .

"NÃO PENSEM MAIS NISSO"


" A maioria das pessoas pensa demais ; e isso faz mal .
Concordo consigo, meu amigo ( aliás a sua praia é a minha e furamos a mesma onda ... Não me conhece mas sou sua admiradora constante )

Pois é verdade !
 
Sou acusada, permanentemente , de pensar demais ...

"Mãe , no que pensas ...estás a sorrir ...."

Pois estou ! É porque os meus pensamentos são  agradáveis ...

Talvez ...o tal cruzeiro ao Canadá que em breve faremos . Num QUEEN ? Claro num QUEEN .....

Voltamos ao meu amigo Fernando Ilharco :

Pensar em personalidades ( de que ontem falamos ...)

E se pensar em problemas, em desafios , faça-o sem se  pressionar a avaliá-los a todo o momento , sem ter sempre que tomar uma posição .

Pense mas não julgue  (?)

A personalidade tipo A , que  caracteriza uma maneira de ser ambiciosa , competitiva , focada nos objetivos em geral , é mais propensa a pensar demais .

A personalidade tipo B , por seu lado , caracterizamaneiras de ser mais descontraídas e focadas no relacionamento social , tende a favorecer menos o pensar demais 

Trata-se de pessoas que parecem incansáveis , movidas por um sentido de urgência . Mas não é inevitável que pensem demais ; nem que uma pessoa fique presa a qualquer traço de personalidade menos positivo.

Concluindo .

O que ajuda a não pensar demais ?

Descansar

Agir

Fazer coisa 

Trabalhar 

Jogar

Brincar 

Ler

Ver fimes ( e boas séries ...)

Meditar

E se pensar em problemas, em desafi-os , faça-o sempre sem se pressionar a avaliá-los a todo o momento , sem ter sempre que tomar uma posição .

UMA PERGUNTA OPORTUNA ?

A que tipo de personalidade pertenço eu ?

A?

B?

Creio que a ambas

Quanto a JULGAR - DETESTO FAZÊ-LO E QUANDO É  OBRIGATÓRIO DOMINA A 

COMPREENSÃO



O meu neto António afirma que o atributo que define a avó é compreensão .

Acredito !
 Para meu bem e para meu mal 
- O que é que eu não compreendo ?
  ..........não compreendi ?

Personalidade ?

Personalidade .......

Sem comentários: