quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

TERCEIRO POST/ MITOMANIACOS


O tema que atraiu a minha atenção 
( porque lido com muitos dos seus" adeptos" )
É



NAS PSYCHOLOGIES

 MITOMANIACOS

VITIMAS ?
MANIPULADORES?

Porque se mente ?
Medo?
Desejo de  alterar uma realidade que se rejeita ?


Doença ?

É certo !
Mas
Quanto a mim 
Existe ( escondida ) uma razão para a mentira .

Descobri-la e afastá-la

É o principal objetivo 

É possível ?
A minha experiência  revela-me que é .

Tive um caso que rapidamente revelou a génese da obsessão em distorcer a realidade .

Os pais divorciaram-se 
A duas meninas de 8 e 5 anos ficaram em regime "partilhado "
Ambos os pais rapidamente casaram .
A mais velhinha , segundo  diziam 
Tornou-se 

MENTIROSA COMPULSIVA

Porquê ?
Porque não aceitou a situação .

O mundo em que vivia  
Não era ,de modo nenhum, o que queria .

A comunicação estabeleceu-se .
A causa foi revelada .
A explicação subjacente assimilada .
A menina 
NUNCA MAIS MENTIU 

É sempre assim tão fácil ?
Não 
Há mentirosos incorrigíveis 
Compulsivos 
 Na maior parte dos casos 
Repudiados
Criticados 


NÂO TRATADOS 


Os sintomas são tidos em consideração ?

Lá venho eu com " a minha teoria"

HÀ SEMPRE UMA CAUSA PARA TODAS AS CONDUTAS DESVIANTES 

Criticar ?
Ameaçar ?
Repudiar ?

AJUDAR
COMPREENDER

DESMONTAR 



O mitómano deve ser tratado !

A critica violenta 
O estigma 
O repúdio 

Não curam
Não ajudam 
É sempre ostracizado
Socialmente repudiado 

Acreditam no que vos vou dizer ?
È totalmente verdade !

- Tenho dois filhos .

Um com 50 anos 
Outro com 49

Afirmo com absoluta convicção :

Não me recordo de descobrir

Uma única mentira
Nem 
De jamais  eu  lhes ter mentido 

Foi facil 

Ajudar
Aceitar 
Não criticar 

Vou citar um único caso:

Um deles , ( ambos andaram no Liceu Rainha D. Leonor)
Num determinado ano
(Creio que quando começou a namorar ) 
 Chegou a casa com várias notas negativas ,
Várias - mais de quatro ...

O pai ,  incrédulo , fez prognósticos terríveis

A mãe afirmou .

" Vais recuperar .
Queres , conseguirás "

A mãe ajuda

(Nos dias dos exercícios às 5 horas da manhã estava com ele a fazer a revisão da matéria )


No fim do período não teve uma única negativa .

Nunca reprovaram
Nem no liceu nem na faculdade 
Se havia um azar toca a ajudar .
Lembro-me de ter auxiliado o Carlos já na faculdade que estava em dificuldades em Direito Comunitário .
Sabia ?
Aprendi !

Ajudar 
Não ameaçar 
Não estigmatizar .

Aceitar mentiras
 Não !
Evitar que elas existam ?
SIM 


Peço desculpa mas tenho que dizer .

Uma enorme responsabilidade da existência da  
Deve ser atribuída aos pais .

O MEDO È O GRANDE IMPULSIONADOR DA MENTIRA 

Sem comentários: