segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

AS PESSOAS ESTÃO ZANGADAS

O Natal está a chegar
Mas
O clima que se tem vivido nos últimos dias não é de paz e amor 
Sim
De raiva
Gritos
Revolta .

Recordo um episódio da minha infância que passou a fazer parte do historial digno de menção, da nossa família

Que idade teria eu quando este  episódio aconteceu ?
Talvez 5 ou 6 anos .....

Estávamos na quadra natalícia
A minha mãe foi  a uma cerimónia religiosa e resolveu levar-me com ela .
A igreja era a de São João em Lagos . Bastante afastada do centro da cidade .Lembro-me que era noite e estava muito frio .
Do púlpito o padre fazia ouvir a sua voz .
Como era próprio da época ( primeira metade do século XX ) o tom era de zanga , revolta , gritos .

Em silêncio , ouvíamos uma prática religiosa que incitava não à calma mas  ao medo .

A certa altura a minha mãe viu que eu chorava .

- O que tens , filha ?
O que foi ?

-Mamã, vamo-nos embora 
O Sr está muito zangado 
Por favor ...

A minha mãe tentou explicar que não se tratava de zanga .
Sim de advertências para evitar o pecado .

Se compreendi ?
Como era possível?

Saímos a meio do sermão e ainda hoje recordo umas palavras gritadas
Uns braços esbracejando
Uma exibição de fúria

Não o apelo à paz e ao amor 

Estou a tentar chegar a 2018 e ao clima de medo , contestação , violência e fùria em que mergulhamos .

9 de Dezembro de 2018
Paris
 Com o maior despudor confessa-se que só numa noite de pilhagem se pode fazer 4000
euros ....
A França está zangada .
Mais uma vez o demonstra com extrema violência e  exagerado   Patriotismo  .
Genético ?
Com estou eu , mais uma vez com apelo á genética .
Revolução Francesa


Sem comentários: