domingo, 15 de setembro de 2019

ONTEM....A TRISTEZA ACOMPANHOU A ALEGRIA ..,


Ontem
Estas minhas netas manifestaram o desejo de almoçar num restaurante chinês :
Imediatamente , o pai  ( o meu filho Diogo  ) determinou que tinha que ser no  Mandarim pois era o preferido da avó, desde há muito tempo .

Ao meio dia e meia hora , sai do Corte Inglês e lá fomos, radiantes por estarmos juntos e felizes .
Felizes ?
Na realidade sentia-me encantada pois atenção , mimo e ternura são sempre bem recebidos .

Ficamos cá fora e foi  um nunca acabar de cumprimentos pois, na verdade , sou cliente antiga .
Mais :
O Maître ( o Sr Carlos)- que os empregados chamaram para  me cumprimentar-  mostrou-se encantado, mas surpreendido, por não ter sido eu a fazer a reserva da mesa 

"- Desta vez  não sou anfitriã . Sou  convidada."

Uma convidada que, da euforia inicial passou, com o decorrer da refeição, para uma apatia  que chamou a atenção de todos...




- A avó está triste ....
 O que se passa ?
  Estava tão bem disposta ....
 Tão alegre !

Resolvi , como é meu hábito, colorir a situação, com recurso á gramática portuguesa.

- Queridas ?
  A avó  está dominada por uma alegria triste .
  Que figura de estilo é esta ?



Claro que, imediatamente, ambas reconheceram a antítese.

O passado tinha chegado
Instalara-se.
Estava sentado ao meu lado 
Dizia baixinho :

"Recordas este dia ?
  E  aquele passeio em que vocês iam de amarelo  canário ?
 E ...
 E ...






Desculpem
Sei que não devo fazê-lo 
Mas
Não posso deixar de telefonar ao meu amigo , que , aliás está  aqui bem perto.
Ao fim da alameda é a sua casa.

- António, estou no Mandarim e sinto uma saudade enorme dos meus amigos .
  Estou triste !
  O Passado chegou e está aqui ....
  Pede ao Artur para marcar já o almoço dos anos que já fez .
 Por favor !

- E tu , como estás, meu amigo?

Antes de passar o tlm. para a mulher ouvi esta frase:

"- Estou vivo !

Sem comentários: