terça-feira, 24 de setembro de 2019

DEPRESSÃO SAZONAL


Hoje vamos começar a nossa conversa por um tema verdadeiramente oportuno :



Uma conversa necessária ?
Totalmente !

Nesta altura do ano são raras as pessoas que essa referida depressão não atinge .
Terminado o verão,
(Tempo de férias, descanso , alegria )os dias que se aproximam não têm nada de atraente e motivador .

Pelo contrário :

Falta a esperança
O entusiasmo 
A alegria de viver

Então ?
-O que fazer ?

- Aceitar a tristeza .
  Não reagir 
ou

DAR LUTA ?

-Se eu já fui atingida por essa patologia ?

- Penso que todos os anos em Outubro ela chega . Quer instalar-se e apesar da minha oposição acaba por ficar .

-Por muito tempo ?

- Ela bem o desejaria mas eu corro com ela ferozmente 

 Durante muito tempo não sabia o que se passava .

TRISTEZA ?

Porquê?

Apatia ?
Falta de energia ?
Irritabilidade ?



Caem as folhas ...
Cai a esperança ...

A VIDA !
Tem  as costas largas !

Agora sabe-se( - di-lo a ciência - )que a causa está na diminuição da serotonina .



Ora eu tenho uma tendência congénita a essa situação .
Herdei-a da minha mãe e passei-a para o meu filho mais velho .

Como já estou prevenida faço tudo para a eliminar .

Não fico em casa
Arranjo-me o melhor que posso
Vou ás compras 
Ao ginásio
Converso com amigos ., conhecidos e ...até desconhecidos ...
Procuro  apanhar sol 

Tento, com todas as minhas energias, encontrar motivos para não sentir o peso do tempo .

CONSIGO REAGIR ?

RELATIVAMENTE ...
COM A IDADE ESTÁ A TORNAR-SE MAIS DIFÍCIL ...

MAS
A PALAVRA CHAVE ESTÁ NA MOTIVAÇÃO

Sem comentários: