domingo, 8 de setembro de 2019

ALENTEJO ! PORQUÊ ?


Antes de partir de férias tomei conhecimento de algo que totalmente ignorava:

A Fundação Manuel dos Santos  dava a conhecer ( segundo recordo ) que Portugal era um  país com alto nível de suicídios .
Mais :
O Alentejo seria a província onde o sexo masculino em maior número (a nível mundial ) punha termo á vida ...,

Admirei-me.!
Nada referi...
Creio que ainda guardo esse artigo que tanto me impressionou ..,

Hoje
Li esta notícia que mais uma vez me alertou :

"PREVENÇÃO DO SUICÍDIO JUNTA TODO O ALENTEJO 

A partir de terça-feira ( Dia Mundial da Prevenção do Suicídio ) e até 10 de Outubro ( Dia Mundial da Saúde Mental ) várias  iniciativas nos distritos  de Alentejo ( Portalegre, Èvora , Beja e sul do distrito de Setubal ) vão sensibilizar para a prevenção do suicidio ."

As iniciativas são inúmeras e a ação é organizada pela Associação  Realmente - Associação de Profissionais de Saúde Mental de Portalegre, MetAlentejo , de Évora e a ARIS da Planície , de Beja .


O que leva os alentejanos em enorme número a terminar com a vida ?

Cá estou eu , mais uma vez :

PORQUÊ ?

QUAIS SERÃO AS RAZÕES ?
Forçosamente o caso tem sido objeto de estudo ...

Eis um trabalho que eu amaria fazer .

Creio que , mentalmente  , já o comecei a elaborar  











Pergunto :
-Como é possível eu desconhecer esta realidade ?

Na verdade tenho que confessar que estou velha .
Mas  mesmo assim já tenho a resposta .

(O tempo para fazer estes trabalhos  apaixonantes .
Terminou )

Mas já o fiz .

Tenho a resposta .


PORQUÊ ?

PORQUE 

Tristeza
Solidão 
Dor
Desilusão 
Depressão

LEVAM AO SUICÍDIO .
VIVER ?
PARA QUÊ ?

Sem comentários: