terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VOLUNTARIADO EM PORTUGAL!

" O voluntariado em Portugal atinge valores de envolvimento  bastante reduzidos . Na ordem dos 12% , face à média europeia de 24% , revelou um estudo inédito "


Esta notícia, deixou-nos admirados ?
Espantou-nos , sim senhor pois  dada a adesão que se tem verificado quando das campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, sempre pensámos que o número dos nossos voluntários seria  maior.
De acordo com a investigação " Voluntariado em Portugal , "  a que a agência Lusa teve acesso, na última década , assistiu-se na União Europeia  ( UE )  a um aumento quer do número de voluntários , quer de organizações promotoras do voluntariado , estimando-se que, estejam envolvidos nesta  missão entre 92 a 94 milhões de adultos , o que representa  cerca de 23 a 24 % da população. Os maiores níveis de envolvimento verificam-se  na Suiça e Holanda ( 40% ). Em Portugal ficamos pelos 12 %, notando-se a ausência duma política de voluntariado
" A percentagem da população que faz voluntariado , pelo menos , uma vez por mês é de 2,9 % no voluntariado formal , de 6,1 % no informal e de 2,2 % na entre ajuda comunitária."
Apetece-nos perguntar :
- Quais podem ser as causas desta indiferença ?
Todos se queixam de solidão.
Com o aumento do tempo de vida vê-se muitos idosos saudáveis sem finalidade nas suas vidas. Só lhes resta a TV como ocupação para os seus dias vazios e sem sentido.
Porque não cultivar com alegria uma ocupação gratificante , que lhes traria uma recompensa agradável e saudável?
Sabem ?
Acreditamos que a raiz desta ausência de motivação reside na ignorância. Caso se verifique a difusão desta missão acreditamos que passará a haver um número bastante maior de participantes.
Um dia por semana!
Depois talvez dois !
O difícil é começar , depois o interesse aumenta e ao fim do dia , a apatia é substituída  pelo conforto :
- Tão bom o dia que hoje vivi!
   Porque não comecei mais cedo ?
   Ele / ela esperava por mim.
   Sei que ajudei.
   Dei atenção / recebi amor.
   Já não estou só !

1 comentário:

Anónimo disse...

Num pais cheio de injustiça o que se pode esperar? Somos o país mais desigual da UE, somos os que mais horas trabalham os que menos ganham. Como se pode estar disponível para os outros? Eu pensei dar um pouco de mim, mas lá vinha eu, com os problemas atrás, resolvi ficar quieta no meu canto. Será egoísmo ou defesa? Linda