quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UMA MOEDA TRADICIONAL / UMA VELHA E TRISTE ANALOGIA!

Esta semana deram-nos a conhecer " um artigo"   (não sabemos como designar o que entusiasticamente nos mostraram) considerando que era algo de especial interesse para nós onde se  explicava a relação que havia entre a perda da virgindade e moedas de três vinténs.
Claro que conhecíamos a razão da associação da moeda furada com a perda da virgindade. Quem estudou numismática evidentemente que ouviu essa referência, que era feita  em tom  jocoso.Mas , consideramos tão ultra-ortodoxo, tão ridículo , tão vazio de oportunidade a difusão desse artigo  que ficámos com náuseas.
Ainda há quem considere a tal virgindade um bem precioso, Guardou-se para o marido. Foi virgem para o casamento .Etc.Etc. Etc.
Recordamos o que se dizia no nosso tempo de quem tinha relações sexuais antes do casamento , do desprezo e humilhação infligidos a essas pobres jovens  que eram seriamente repudiadas pela sociedade.

Pensando nesse passado humilhante  ( que ainda é presente para muito boa gente ) limitamo-nos a dizer :
- Mães, avós:
  Cultivem-se / informem-se.
  Esqueçam a educação que tiveram que era própria da época e de  deploráveis influências judaico-cristãs
 e aconselhem as vossas jovens a saber bem o que é uma união total, e só casarem se o entendimento for pleno em todos os sentidos.
O sexo é importante.
Fundamental.
Saibam amar quem depende de vós.    

1 comentário:

Anónimo disse...

QUANDO EU ERA MIUDA, FALAVA COM UMA JOVEM MAIS VELHA QUE EU, FUI PROIBIDA DE O FAZER, SEM COMORENDER NÃO ACHEI BEM E PERGUNTEI A MEU PAI QUAL O MOTIVO. O PAI NÃO EXPLICOU MAS, PROIBIU AS IRMÃS DE ME REPRENDER. EU PODIA FALAR COM AS PESSOAS QUE ELE AUTORIZAVA. TIVE UM PAI INTELIGENTE. QUANDO VIM A SABER MAIS TARDE O MOTIVO, AINDA ERA MUITO NOVA, MAS FIQUEI A ADMIRAR MAIS AQUELE HOMEN QUE MAL SABIA LER. NESTE MOMENTO LEMBREI-ME DE SARAMAGO QUE DIZIA: O HOMEM MAIS INTELIGENTE QUE CONHECEU, NÃO SABIA LER NEM ESCREVER. ISTO ERA PASSADO NO MINHO. LINDA