quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FAMÍLIAS GASTAM MENOS NAS COMPRAS DE NATAL

" As famílias gastam menos nas compras de Natal "
Segundo dados da SIBS - entidade que gere a rede multibanco - as famílias portuguesas estão a gastar menos dinheiro este Natal.
Entre 28 de Novembro  e 18 de Dezembro  de 2011  foram feitos , nas caixas automáticas da rede multibanco , 25,5 milhões de levantamentos , no valor de 1724 milhões de euros - uma queda de 2,2 % e 2,9 %, respectivamente.
 Nós achamos que a diferença é mínima mas quanto às compras parece que a queda foi mais acentuada . No mesmo período foram efectuadas nos terminais de pagamento automático , 48,4 milhões de compras , ou seja, menos 3,2 % face ao mesmo período de 2010.

A azáfama nas lojas talvez , este ano, seja menor mas os restaurantes que nós frequentamos estão completamente repletos. Aí não se nota diferença, nem mesmo para as habituais encomendas destinadas à consoada, segundo nos disseram.
Quanto a nós, já terminámos as nossas compras destinadas a quem amamos. Onde nos excedemos foi em relação às crianças pois realizámos os seus desejos ( que não são , de modo nenhum exagerados ).
Mas estamos a viver estes dias de festa com sensatez pois sabemos bem que as mudanças que se verificam são inevitáveis e imperiosas.
Contudo  economia não impede alegria e prazer.
Tudo o que comprámos foi à  medida das nossas possibilidades e em relação ao cartão de crédito usámos de enorme moderação.
Estamos a ter um período natalício feliz ?
Sem dúvida que estamos, pois sente-se no ar o amor que paira sobre a nossa família.
O Natal é uma preciosa construção que necessita de muita paciência e bom senso.
Mas vale a pena ! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Este ano ainda as coisas vão passando, para o ano vai ser bem pior. Na alimentação há artigos que de 6% vão para 23%, quero ver como se vão alimentar as pessoas com menos recursos e não só. Fico-me por aqui, porque se não estrago a minha noite de sono. Linda