segunda-feira, 12 de agosto de 2013

QUER SARAR UMA FERIDA ?

- QUER SARAR UMA FERIDA?
- ESCREVA

Acabámos de ler este artigo.
Gostámos tanto que o vamos copiar para que reflictam acerca do seu conteúdo :

" Quer sarar uma ferida ?
Verter para o papel o que nos vai na alma pode ajudar a minorar os efeitos de acontecimentos traumáticos, como um grande desgosto ou o desaparecimento de um ente querido. Esta conclusão não é nova - e são vários os estudos feitos nas últimas décadas que o comprovam. O que não se sabia é que, além das feridas emocionais , escrever também pode ajudar a curar feridas físicas.Foi o que demonstrou  uma investigação do departamento de Medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. O trabalho , cujos resultados  foram publicados  na mais recente edição da revista" Psychosomatic Medicine " , baseou-se  no acompanhamento de 49 pessoas dos 64 aos 97 anos  às quais foi feita uma biópsia  que lhes deixou uma ferida no braço. A todas elas foi pedido que escrevessem 20 minutos por dia - metade despejando no papel os seus pensamentos , experiências  traumáticas e emoções . De 4 em 4 dias eram fotografadas as feridas de todos até sararem. Ao 11º dia, 76 % das pessoas do primeiro grupo tinham a ferida curada, contra 42 % do segundo grupo . 
Elisabeth  Broadbent , a especialista que dirigiu a investigação , tem uma explicação para o facto de a escrita funcionar como cicatrizante quando versa sobre acontecimentos tristes  ou " sentimentos mais profundos " : "O stresse a depressão estão relacionados com uma cura mais lenta das feridas".
Ou seja, quando uma pessoa está deprimida , o seu sistema imunológico também o está. Portanto, se a depressão é aliviada por meio da escrita , o sistema imunológico também melhora."

Aqui está, minhas amigas a razão principal de nos leva a diariamente escrever.

Queremos sarar as nossas feridas.
Se o conseguimos ?
Acreditem que sim.
Esta é a nossa terapia que sendo nossa é vossa.
Se, por um lado conseguimos alcançar o  equilíbrio emocional que ambicionamos  , sabemos que, ao absorverem os nossos pensamentos conseguem também uma calma que vos ajuda a caminhar.
Então:
Vamos continuar a comunicar ?
A escrever o que nos preocupa?
 A transmitir experiências e emoções ?

A SARAR AS NOSSAS FERIDAS ?
Só é possível dizer :
Certamente que vamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando alguma coisa não corria bem, a minha atitude era: Não rasgava nada, mas recordações todas escondidas e desatava a ler ainda mais. Isto demorava aproximadamente 5 anos. Depois alguma coisa sucedia de novo e eu ia buscar tudo, porque tudo era passado, que já não contavam e assim ficaram só as boas lembranças. Assim fazia a e não me dei mal. Chorar chorei, mas humilhar-me, nunca. Linda