terça-feira, 27 de agosto de 2013

FREUD....

Lúcia, 48 anos , reconhece-se nesta configuração.
Quando tinha 22 anos encontrou um homem casado com quem viveu uma louca paixão durante 4 anos.
Ela conta :
" Um dia em casa dele , eu apercebi-me duma camisa de noite da sua mulher. Imediatamente recordei a da minha mãe . No momento , senti-me estranhamente  contente. Eu tinha a impressão de ser a mais forte. Nesta história eu queria ( tive a noção disso quando fiz psicoterapia )ao mesmo tempo, encontrar o meu pai desaparecido e eliminar a minha mãe."

Ana , 54 anos , manteve relações amorosas tempestuosas , durante quatro anos  com homens casados.
O resultado foi sempre  frustrante.Agora ela sabe que a situação tinha origem no facto da incapacidade de amar por parte da sua mãe.

O sexólogo Saverio Tomaselo  justifica " A desvalorização sentida por os pais não lhes terem dado atenção e amor que elas exigiam pode levar à perda da confiança em si e inconscientemente preferir ocupar um lugar secundário e viver um amor infeliz."

Bem.
O artigo é enorme.
Difícil
Como difícil é entender a alma humana.
Mas que para todas as condutas há uma justificação....há.
E, quando ouvimos falar em amores absurdos, difíceis de explicar , aparentemente loucos e imorais talvez seja altura de pensarmos o que os justifica.
Pois mesmo para a loucura há uma explicação.


Sem comentários: