quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A AULA DE HISTÓRIA DE MERKEL


"Merkel inicia campanha com aula de História

Muro -durante 45 minutos a chanceler alemã foi ontem professora de História , numa iniciativa que aconteceu para assinalar os 52 anos do início da construção do muro de Berlim  e, ao mesmo tempo , dar o pontapé de saída da campanha eleitoral para as legislativas de 22 de Setembro.
Nascida em Hamburgo mas criada na Alemanha de Leste , Merkel esteve numa escola secundária  no distrito de Prenzlauer  Berg , na antiga RDA , onde confessou que as aulas de russo , inglês , alemão  e matemática eram as suas favoritas . A chanceler , lembrou que o Muro de 155 quilómetros que dividiu o país começou a ser construído em 1961 o ano em que entrou para a escola. A sua queda só aconteceu a 9 de Novembro de 1989."

É verdade.
Estivemos no ano passado em Berlim e sentimos a repulsa que ainda domina o povo alemão por esse terrível Muro que tanto os fez sofrer.

Mas

Nós, nos nossos pensamentos diários não conseguimos esquecer , não o sofrimento que a existência do célebre Muro acarretou, (que consideramos uma consequência ) mas a génese da Segunda Guerra e tudo o que se seguiu.
Temos a Visão de hoje , junto de nós e acabámos de ler:

Oitenta anos depois de ter chegado ao poder , o fuhrer continua a assombrar os alemães : apaixonam-se pelos livros filmes e exposições que relatam os horrores do III Reich".
"A figura de fuhrer  mantém um carisma negativo e o regime que o criou divide os alemães , entre o amor aos seus antepassados e a responsabilidade colectiva dos avós.
Mein Kampf será reeditado.

Consideramos que Merkel deve continuar a dar aulas de História mas achamos que é importante que não deixe de realçar tudo o que levou à existência do Muro.
Hitler existiu.
Mas não foi só ele o responsável pelos horrores cometidos.
Já se passaram anos suficientes que permitem fazer uma análise objectiva dum dos períodos da História mais abjectos de sempre.
Esquecer ?
NUNCA !

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que a Merkel se preocupa mais com o muro que com a vergonha humana que foi Hitler e quem o apoiou. O muro foi uma consequência. Porque Merkel não fala da consequência de tal constrição? O que quer encobrir? O que diz o seu inconsciente? Não tenho grande inclinação por tal senhora, mas não dizem que nós as mulheres temos o sexto sentido? Pode ser que eu tenha o meu.Linda

Anónimo disse...

Acrescento, que no país rico da senhora Merkel e segundo o Eurostat cresceu para 16 milhões em 2o11 a população em risco de pobreza. Isto não se refere a desemprego, é pobreza mesmo. Linda