Foi em 1990 que, numa entrevista ao jornal THE SUN , que a confissão foi feita.
Há 22 anos.
Fashanu suicidou-se a 2 de Maio de 1998 , depois de em Março desse ano ter sido acusado por um jovem de 17 anos de agressão sexual , o que nunca se comprovou.O jogador sempre afirmou que a relação era consentida.
" Como jogador , penso que , em primeiro lugar , um colega de profissão homossexual tem medo da reacção dos adeptos . Já os jogadores penso que não teriam qualquer problema em aceitar um colega homossexual "
" O problema , no meu ponto de vista , é que muitos adeptos de futebol ficaram presos ao tempo da intolerância e não acompanharam a evolução da sociedade moderna nas últimas décadas . Enquanto o mundo se tornou mais liberal , civilizado e menos preconceituoso , o futebol continua agarrado ao passado no que toca à intolerância
Os homossexuais precisam de um herói - alguém que se assuma e defenda a sua homossexualidade .
De acordo com o jornal inglês THE GUARDIAN , um inquérito realizado na Dinamarca , revelou que 12 % DOS HOMENS SÃO GAY , MAS NENHUM DOS MIL MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DINAMARQUESA DE FUTOBOLISTAS SE ASSUMIU COMO HOMOSSEXUAL .
O organismo aponta dois motivos para que tal se verifique : os futebolistas deixam de jogar porque não querem estar ligados ao mundo machista do futebol e as implicações da revelação da sua homossexualidade são muito severas.
E nós , o que dizemos ?
Pensando na trágica morte de Justin Fashanu afirmamos :
- De há muito detestamos referências jocosas em relação aos que se manifestam diferentes. Sentimos uma ternura imensa por este jovem que não conseguiu resistir à intolerância e à falsidade duma sociedade hipócrita .
- Devemos considerá-lo um herói pela determinação com que enfrentou a opinião pública ?
- Achamos que demonstrou uma coragem enorme e contribuiu para que o tema deixe de ser tabu.
Outros passaram a tê-lo como exemplo .
JUSTIN FASHANU UM HERÓI GAY ?
PORQUE NÃO?
1 comentário:
Mata-se muita gente sem lhe apontar uma arma. Esse foi um deles, não resistiu. Também não sei porque se ha-de dizer se se é Gay ou não. Ninguém tem que se justificar que é desta, ou daquela maneira. Se cada um se metesse na sua vida, deixavam cada um viver a sua vida fosse qual fosse a sua inclinação, desde, que não prejudique terceiros, não é verdade? Linda
Enviar um comentário