quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A OBRIGAÇÃO DA FELICIDADE

Lemos uma entrevista do psiquiatra José Gameiro que nos levou a reflectir sobre o problema que ele aborda .
" No Natal as famílias fazem tréguas , como num conflito armado "

Á pergunta .
- O Natal pode ser um pesadelo ?
Ele responde :
-Pode transformar-se num pesadelo , principalmente nas famílias em que há mais do que um casamento. Em Portugal as pessoas , em geral ,separam-se mal e depois nas alturas chave , nas datas mais simbólicas - no Natal, , nos aniversários dos miúdos - o relacionamento torna-se difícil. E quando há filhos , sejam pequenos ou crescidos , há um esforço enorme para que estejam juntos . Basta ver os quilómetros que se fazem nos três dias de Natal  entre as várias famílias .
E passam-se as festas na auto estrada com muitos quilómetros á mistura.
- Há uma obrigação de felicidade ?
- Há uma pressão para a felicidade. Fomos todos criados nesta cultura judaico-cristã  que torna o Natal numa obrigação .
Todos somos pressionados a festejá-lo, a fazer compras , a comprar presentes.
Há um faz de conta familiar . Ninguém se vê durante o ano - ou quando se vê- nem corre bem -, diz-se mal uns dos outros e no Natal as famílias fazem tréguas como no conflito israel-árabe, almoçam e jantam juntas , mandam umas piadas , uns pontapés debaixo da mesa .
É um polo anual de felicidade obrigatório , recheado de perú, ou bacalhau , com muitos doces, mas que pode ter um grande amargo de boca , principalmente quando se disputa o poder.

- Disputas de poder?
- " A escolha do local da ceia de Natal é uma questão de conflito , porque quem organiza simbolicamente tem mais poder E isso gera discussões :" Vamos aos teus pais . Não. Vamos aos meus .No ano passado foi com a tua família , este ano tem que ser com a minha "  .
A entrevista do psiquiatra ( que também já casou 2 vezes e tem filhos das duas uniões )é cruel mas, infelizmente real.
Contudo , e felizmente , há excepções.
Conhecemos casais nessas circunstâncias que sabem viver um Natal em paz e harmonia .Em que a consideração e respeito pelo ausente está sempre presente  e em   que o amor transborda.
Felizmente o nosso Natal não foi uma trégua num conflito armado mas sim  uma festa de ternura e gratidão por tudo o que temos .
Uma família feliz que tem prazer em estar junta
Em dar e receber presentes.
Em abraçar-se e beijar-se muito .
Em ver crescer as suas crianças num ambiente que desejamos pleno de compreensão e amor.



Sem comentários: