sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

JOSÉ LUÍS PEIXOTO NA COREIA DO NORTE

José Luís Peixoto visitou um país que poucos conhecem :
A Coreia do Norte.
Trata-se duma viagem difícil que apenas se pode fazer em pequenos grupos organizados , sempre com a companhia indispensável de guias locais.
O principal objectivo da sua viagem era escrever um livro , acerca dum dos países menos  conhecidos do mundo.
" DENTRO DO SEGREDO "  já está nas livrarias.
Pensamos que é de leitura obrigatória pois se não tivesse sido escrito por José LuÍs Peixoto   , teríamos dificuldade em imaginar que no século XXI ainda fosse possível a existência de semelhante ideologia.
" Li muito sobre a Coreia do Norte e muitos  faziam a apologia do país . Mas trata-se dum regime violento, cruel que merece a nossa condenação , por mais interessante que seja avaliar um extremo a que uma sociedade pode chegar , avaliar um extremo a que a natureza humana pode chegar , sob a perspectiva da crueldade ,  da prepotência  e da submissão."

" É frequente quererem impedir-nos de olhar em volta , dizendo-nos :
Tens que olhar nesta direcção . Houve momentos em que , se fosse aceitável , nos teriam vendado . Havia coisas que não queriam que víssemos. A justificação era que não queriam que se visse a pobreza . Mas, muitas vezes essa pobreza não era assim tão evidente . Não se podia filmar ou fotografar em movimento . E mesmo em certos lugares havia restrições .
Por exemplo :
Em Pyongyang , há uma loja nº 1  e a loja nº 2 . São armazéns chineses , onde não há ninguém além dos trabalhadores. É-nos dito que são lojas normais onde as pessoas vão comprar o que precisam . É tão evidente que isso não é verdade que chega a ser deprimente"
Bem
Na revista TABU do SOL de hoje vem uma longa entrevista  com José Luís Peixoto que nos leva a perguntar :
-  Como podem subsistir regimes de tal modo totalitários nos nossos dias ?


Só se conseguem manter pelo secretismo e pela força das armas.Aliás sabe-se que neste domínio a Coreia do Norte é dos países melhor apetrechados do mundo.
Só uma referência que nos agradou :

" As pessoas riem-se com simpatia, cantam e dançam . As trocas de afectos são visíveis "


Ao ver o escritor com este grupo de jovens , recordámos  a nossa viagem há alguns meses à China. As crianças são parecidas mas bem diferentes são as nossas impressões.

SERÁ QUE A COREIA DO NORTE DEMORARÁ A ENCONTRAR O SEU CAMINHO?
Pelo que lemos ainda será um processo demorado.........

Sem comentários: