quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

OS NOSSOS AMIGOS LIVROS

Gostamos muito de livros de História e deparámos com " A RAINHA VITÓRIA " de Jacques de Langlade que , há muito ambicionávamos " devorar " . Este longo reinado (1837 -1901 ), marcou o apogeu do império britânico e o domínio do Reino Unido, a primeira potência mundial.
FASCINANTE !

Este livro , de Miguel Esteves Cardoso ( personalidade que nos atrai ) vai ser o que nos acompanhará , no próximo fim de semana com OS AMIGOS. É dos tais que apetece ter connosco quando " tudo está bem."
Quem tem por hábito ler as suas crónicas , entende-nos.



"A RECUPERAÇÃO DA AUTORIDADE"
Deste livro disse Daniel Sampaio :
- " Uma obra brilhante "
E , acreditamos que o seja pois foca um dos temas mais problemáticos da actualidade :
A autoridade. 
"Mas, em que consiste esta autoridade  ?
Por um lado , a educação permissiva , exercida nos últimos tempos, fez com que os nossos filhos e netos  não aceitassem mais ordens nem orientações . Esquecemos de que, para sermos felizes , teremos forçosamente,de ver alguns dos nossos desejos frustrados e que conviver com isso é próprio da condição humana . Por outro lado , a educação autoritária, que transparece na fórmula " é assim porque eu digo " mostrou-se ineficaz  e contraproducente .
O Autor reclama assim uma autoridade responsável .É melhor obedecer por convicção do que por coacção . E é por essa via que conseguimos resolver os nossos problemas.

Nós , nos diferentes papeis que desempenhámos na nossa vida nunca sentimos falta de autoridade.
Mas , verificamos que , actualmente, esse problema  está a tornar-se - em todos os domínios- tão relevante que vamos ler 
     " A RECUPERAÇÃO DA AUTORIDADE " pois , sentimos que há na sociedade portuguesa em todos os níveis etários e sociais , uma necessidade enorme que ela- a autoridade - renasça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ouve um desnorte da educação das crianças, confundiram-se as palavras e agora? Nem os informados informaram, assim se chegou a este estado de coisas. Tenho lido pouco de Daniel Sampaio, mas não me falta tempo para o reler. Linda