quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

AUMENTAM MAUS TRATOS



Em 11 anos foram registados mais de 7.000 processos à APAV
Crianças -  de acordo com os dados da APAV, 61% das 61 % das crianças e jovens vítimas de crime são do sexo feminino . No ano passado , foram registados 472 crimes contra meninas e 404 contra o sexo masculino . No que respeita à idade, é entre os 11  e 17 anos que as vítimas estão mais expostas à violência ( 52,3 % ).
As estatísticas da APAV , continuam a demonstrar que é entre as quatro paredes do lar que as crianças são mais sujeitas à violência , que permanece sempre no seio da família . A partir dos 15 ou 16 anos alguns jovens  já têm a iniciativa de se queixar , mas a regra é que as queixas partem de vizinhos , escolas ou comissões de protecção de menores.
O que se continua a verificar é que o acto de denunciar se apresenta difícil.
Os jovens porque receiam as represálias dos adultos.
As mulhers porque sentem vergonha de o fazer.
Os velhos porque lhes repugna denunciar um acto de que eles próprios sentem vergonha.
SABEM ?
As estatísticas mostram que a violência doméstica é o crime com maior prevalência ( 85,7% ) , seguido dos crimes contra as pessoas (12,8 %) Registaram-se ainda crimes contra o património (0,7 % ) , crimes rodoviários (o,1% )e crimes contra a vida em sociedade e Estado ( 0,2 % ).
O que se verifica é que há pouca denúncia . Ela continua muito aquém da realidade vivenciada. Assim a associação promove uma campanha destinada aos mais novos , no sentido de prevenir situações de violência . 
A campanha intitulada "A tua segurança não é um jogo . Fica ligado "está a ser preparada desde Janeiro de 2011e foi inspirada no jogo de computador Pacman, para ilustrar diferentes situações do dia a dia dos jovens , em que o crime  espreita continuamente.
Acabar com a violência doméstica é algo que não deve ser adiado.
Se, no seio da família não se encontra paz , então onde a encontraremos ?
O QUE SE PEDE ?
DENÚNCIA
SEMPRE



Sem comentários: