sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

NOVA IORQUE SEM CRIMES

Dá para acreditar ?
"EUA
Pela primeira vez em muito tempo, Nova Iorque passou um dia inteiro ( aliás mais de 36 horas ) sem ser palco de um crime violento.
Entre as 22 e as 25h. de domingo, 25 de Novembro , e as 11 e 20h. de terça, 27 ninguém foi assassinado, apunhalado ou atingido a tiro .
No ano passado , registaram-se 472 homicídios , quase cinco vezes menos do que em 1990 - auge da criminalidade nova-iorquina. Por coincidência , este recorde aconteceu na mesma altura em que o mundo se rendeu a uma fotografia  publicada no Facebook , de um polícia local a oferecer um par de botas a um sem abrigo."
Coincidência ?
Será ?
Ou estaremos perante algo  diferente ?
As pessoas sentem e vivem os actos que revelam solidariedade. Esse gesto não terá contribuído para silenciar a agressividade e para que a paz tivesse descido sobre a cidade mais bela do mundo?
Quem sabe ?



 Como não sentirmos a emoção que irradia  desta imagem ?
 O polícia olha atentamente, com toda a calma, sem pressa para o vagabundo que ostenta as pernas nuas e desprotegidas ao frio agreste de Dezembro.
Pobre homem que a sorte abandonou!
Imaginamos que o polícia o deseja proteger.


 Levá-lo a abrigar-se. A tentar alcançar um conforto que ele julga  impossível.
E, segundo a notícia refere , tenta calçar-lhe umas botas.
Afinal o sem abrigo não está só. Há alguém que o protege.
 Esse gesto caiu no coração de quem o viu.e contribuiu para que a bondade viesse à superfície e impedisse as habituais  explosões  da violência.
Porque não pensarmos que foi assim ?
A verdade é que por magia durante 24 horas não houve nenhum crime em Nova Iorque !

2 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto o amor não for senhor no mundo, (e não me refiro há religião)haverá sempre crime e haver esta miséria. Não a má sorte, é injustiça mesmo. Por cá também vamos tendo cada vez mais pessoas a viver nas ruas e segundo o presidente da cáritas, se continuam a cortar no social em pouco tempo vai haver 43% de pobres. Penso que é insuspeita esta opinião. Linda

Anónimo disse...

Este post fez-me lembrar o filme Relatório Minoritário.
Durante mais de um dia não foram registados crimes, mas será que eles não aconteceram?
Ass. Vanessa.