quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PORTUGAL / TURQUIA


Portugal reafirma apoio à entrada da Turquia na UE

Passos Coelho realizou ontem uma visita de um dia à Turquia onde revelou o forte desejo de aproximação dos dois países.
O primeiro- ministro português , reiterou o seu apoio à entrada da Turquia na UE e, no quadro da NATO  àinstalação de mísseis antiaéreos com a Síria.
" Reitero o apoio total de Portugal à adesão da Turquia . Nós defendemos activamente a necessidade de revitalizar as negociações . Apoiamos , em particular , a abertura de um diálogo em matéria de vistos com o intuito de uma liberalização total , em paralelo com a assinatura do acordo de readmissão ". O primeiro-ministro confirmou que os dois países vão passar a realizar cimeiras bilaterais anuais e adiantou que a primeira será em Portugal em data a definir. 
Erdogan , cujo país é candidato a integrar a UE há mais duma década , disse esperar que Portugal continue a apoiar esse objectivo e que Passos Coelho facilite , através da sua relação com Durão Barroso , essa desejada adesão.
"Parceria estratégica para o século XXI "
 Em Ancara , num fórum empresarial organizado pelo Conselho das Relações Económicas Exteriores da Turquia , o primeiro ministro sublinhou perante dezenas de empresários locais que Portugal adoptou legislação especial para conceder visto de residência a quem investir no país. Passos Coelho considerou que Portugal e a Turquia têm muito a progredir em termos de relações económicas e podem servir de ponte para mercados de outras regiões. "
Nós que amamos a Turquia e conhecemos as razões que têm impedido a sua adesão à UE limitamo-nos a dizer :
BRAVO, Passos Coelho.
A Turquia com Recep Tayip Erdogan prepara-se para desempenhar um papel de relevo nesta velha Europa. Portugal, só ganhará , em todos os sentidos, com esta aliança que se deseja se torne cada vez mais sólida.
                                                       UM PUZZLE
PORQUE NÃO IMAGINAR QUE A TURQUIA TEM POSSIBILIDADES DE SER A PEÇA VERMELHA QUE FALTA PARA CONSTRUIR ESTE PUZZLE?
OLHEM QUE TALVEZ NÂO SEJA TÃO ABSURDO COMO PARECE...........................
................................................................................................................... 

1 comentário:

Anónimo disse...

A Turquia mete medo aos países europeus, como a Alemanha, são perto ou mais de 82 milhões de pessoas. Não sei no que vai dar, mas ninguém quer perder com ninguém. Que tudo seja pelo melhor. Linda