sábado, 22 de dezembro de 2012

LER E MEDITAR


Aqui vos recomendamos dois livros , de muito interesse , que nos ajudam a compreender a Europa . Se os lermos com muita atenção e tivermos conhecimentos de História ( não necessariamente muito profundos mas suficientemente elucidativas acerca do que  decorreu nas últimas décadas no velho continente ) talvez seja possível compreender a actual crise de que tanto se fala.

Dois livros.
Duas obras que nos dão visões diferentes da mesma situação mas que, se completam e nos levam a ser nós próprios a formular a síntese do que lemos e a construir a nossa própria tese.
Ontem, foi a nossa ocupação.
E sabem ?
Valeu a pena.
Estamos cansados de ouvir discutir acerbamente o momento actual. Mas, o que constatamos, é que os que se apresentam mais revoltados são os que , de qualquer modo , são atingidos nos seus interesses.
Onde está a objectividade?
A análise imparcial das condutas que abalam o nosso mundo que, acreditávamos ser de pedra e cal e afinal, parece ser de areias movediças ? Onde está ?
Sabemos que é impossível julgar os acontecimentos quando os estamos a viver e estudámos que são necessários mais de 20 anos para que a análise que elaboramos tenha consistência.
Estamos no meio da tempestade.
Pois estamos.
Temos menor poder de compra .
Pois temos.
Mas há os que sofrem na pele a dureza deste processo e até tentam compreender  as medidas  que têm de ser tomadas e como custa ter de as suportar.
Luís Amado e Rui Tavares, são de quadrantes políticos diferentes. Mas , ambos tentam explicar , numa linguagem acessível ,o momento histórico que vivemos.
Como chegámos aqui , porquê e as terríveis dificuldades que temos que vencer.
ALEMANHA / FRANÇA.
FRANÇA/ ALEMANHA
Séculos de lutas. Violência. Morte.
Será possível que a partir desse eixo um novo mundo irradie ?
Estamos a sofrer para construir a paz ? 

 TEMOS QUE ACREDITAR NUM PROJECTO ESPERANÇA.
Esta vossa amiga pode parecer  ingénua mas tem confiança nos que " por tentativas e erros " estão a tentar impor um novo paradigma na Europa. 
Claro que erram
Mas , este é um processo que está a ser construído. Porque não pensar , com uma simplicidade total :
A Segunda Guerra Mundial foi uma consequência do tratado de paz da Primeira Guerra Mundial.
Nós , estamos ainda a viver as terríveis consequências da Segunda Guerra Mundial. Portugal não participou mas entrando na UE está sujeito aos malefícios por ela ocasionados.
A saída das guerras é sempre dolorosa mas , depois a prosperidade será maior.
É ESTA A NOSSA VISÃO DA CRISE .
Leiam os dois livros referidos e vão compreender estas reflexões.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que terei paciência para ler esses livros? Vamos ver. Pois é, a França e Alemanha, principalmente esta última decide da vida dos países que estão em mais aflição e impõe o que não quer para ela, a Alemanha. Entretanto quando a crise estava para arrebentar não teve pejo de nos endividar com a venda de submarinos e também dando cabo do nosso produto interno e assim começamos a comprar e a endividar-nos mais. O comum dos mortais não tinham conhecimento do que se estava a passar no mundo da finança. E penso que todos os governos da Europa são responsáveis por falta de força política e honestidade para combater o flagelo. Os EUA não são poupados nessa questão. Não nos podemos esquecer que for lá que rebentou a bolha. Mas em Portugal houve um partido que avisou do que poderia acontecer, mas como sempre ninguém estava nem está interessado em ouvir, e diziam e dizem que é cacete, e agora vê-se que a cacete era verdadeira. E assim é por essa Europa fora. Mas ninguém ouviu ninguém. Agora aí temos muito mais fome, e vai alastrar por esse mundo fora e nós por falta de honestidade e inteligência estamos no furacão. Quem não tem almofadas não pode afiançar que amanhã não lhe vai faltar a subsistência. Esperemos o ano que vem. Linda