quinta-feira, 7 de novembro de 2013

VIOLÊNCIA EXTREMA !

Um dos livros a  que , nas últimas noites  , antes de adormecer ,temos  dedicado a nossa atenção  é " O Psicólogo em Casa "Trata-se de uma obra da autoria de um prestigiado psicopedagogo ,Bernabé Tierno,  que tenta aproximar ( e consegue ) a psicologia da vida quotidiana.Transtornos como a ansiedade , a depressão , a toxicodependência , a anorexia, o alcoolismo  e muitos outros, são-nos  apresentados de um modo acessível e alertam-nos para situações que podem ( e devem ser ) resolvidas com urgência .
Bernabé Tierno é licenciado em Filosofia, Ciências da Educação e Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid e é ainda especialista em Psicopedagogia .
Esta é uma leitura que gostaríamos de ver partilhada convosco.
Todas as abordagens , com vista a uma rápida e fácil consulta , são apresentadas por ordem alfabética .
Vejamos
Problemas da vida Quotidiana
Comecemos , e muito bem, pelo mais usual

Agressividade

- O que é a agressividade ?
- O comportamento agressivo pode ser aprendido?
- Quando se torna um problema ?
- Como encarar a agressividade ?
- A agressividade extrema

Podem dizer :
- A agressividade não constitui um problema.
  Quem não é agressivo ?

Ora , justamente , este sábio Psicopedagogo, ensina-nos,  nesta obra, a desaprender o que aprendemos .E , se somos agressivos é possível deixar de o ser.
Quando manifestamos de um modo brutal sentimentos violentos, temos de pensar que a nossa conduta não pode ser aceite pelos que nos rodeiam e tem que ser evitada e corrigida.
Acabamos de tomar conhecimento de uma tragédia que se verificou nos últimos dias em São Domingos de Rana e deixou estupefactos os que , de algum modo , a viveram.
Trata-se de um caso de violência extrema.
Mas , não é tão singular como se pode pensar.Os jornais são pródigos na descrição de episódios semelhantes.
Vejamos

Sem comentários: