sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SNS EM 16º NOS CUIDADOS DE SAÚDE

Eis uma grande notícia :

SNS em 16º lugar 

É verdade
Portugal surge em 16º lugar na classificação de sistemas de saúde de 34 países europeus , tendo subido 9 lugares em relação a 2012.

Esta notícia foi divulgada ontem em Bruxelas  pela organização Health Consumer Powerhouse, que sublinha que no índice de Assistência Médica Europeu ( EHCI ) de 2013 Portugal totalizou 671 pontos num máximo de mil. A Holanda ficou em primeiro lugar  com 870 pontos, seguindo-se a Suíça, Islândia , Dinamarca e Noruega.
Segundo a organização , a subida de Portugal explica-se parcialmente por alterações aos critérios do EHCI  referindo ainda que a crise financeira não causou piores resultados médicos .


Numa nota enviada às redacções dos jornais , a Direcção -Geral da Saúde , liderada por Francisco Jorge realça " que a aposta do SNS na área da promoção da saúde e prevenção da doença , bem como na informatização , que nos tem permitido alcançar ganhos em saúde cada vez maiores , é reconhecida internacionalmente " 

Nós , ficamos a pensar nesta notícia e nada nos impede de dizer :
- Mesmo com uma crise de proporções devastadoras. Mesmo com reacções adversas de dimensões assustadoras  Portugal  subiu 9 lugares  em 2012 !!
Que a Holanda , a Suiça , a Dinamarca e a Noruega estejam no topo da classificação mas Portugal ...
Dá que pensar... Francisco Jorge refere que a melhoria alcançada na saúde é reconhecida internacionalmente.
Nós dizemos :
- " E o que dizem os portugueses a esse respeito ?
   O que lhes tem faltado a este nível ?
Este governo acabou com o SNS- afirma a oposição.
Apetece perguntar :
-ACABOU ?

Então como se explica que tenha obtido 671 pontos num total de 1000 ?
Aliás a discussão deste tema implicaria reflexões polémicas.
Estamos a referir-nos a  : de todos ( quanto a nós , por ser de todos ,- quando não existe essa possibilidade )- é a razão principal do nosso perpétuo endividamento.
O tempo se encarregará de o demonstrar.

2 comentários:

Anónimo disse...

BOA NOVIDADE QUE ME DÁ PORQUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL REMETEU-SE AO SILÊNCIO, E EU, OUÇO OS NOTICIÁRIOS. ACABAR NÃO ACABOU, MAS, VAMOS VER COMO FICA. PARA JÁ A NOTICIA É BOA. SUBA ALGUMA COISA NESTE PAÍS, PORQUE DE RESTO TUDO ESTÁ DESCER. SOMOS O PAÍS NO MEIO DE MUITOS QUE MAIS MAL PAGA, MAIS HORAS DE TRABALHO. O SNS É UMA BOA NOTICIA MAS, EM COMPENSAÇÃO OS ESTALEIROS NÃO DE VIANA DE CASTELO NÃO SÃO UM EXEMPLO. OS TRABALHADORES À MESES PEDIAM 14 MILHÕES DE EUROS PARA COMPRAR MATERIAL E TERMINAR O QUE TENHAM EM ENCOMENDA, NÃO HAVIA VERBA, MAS AGORA JÁ 30 MILHÕES PARA INDEMNIZAÇÕES? HÁ AQUI ALGUMA COISA QUE NÃO BATE CERTO. ESTES DÃO PREJUÍZO E OS CCTs QUE DÃO LUCRO PORQUE SE PRIVATIZA?
O PAÍS CHEGOU A ESTE ESTADO PORQUE AO LONGO DOS ANOS FOI MAL GERIDO E NUNCA ESTIVEMOS EM AUTO GESTÃO. ESTA É A MINA OPINIÃO. LINDA

Anónimo disse...

houve um engano da minha parte ao dizer que os trabalhadores dos estaleiros pediram 14 milhões. Não foi essa verba, foram 4 milhões. Foi dito que não havia dinheiro mas teimo em dizer que há 30 milhões para as indemnizações. É o que eu digo: o que há na manga? Linda