terça-feira, 19 de novembro de 2013

O NOSSO AMIGO FREUD

Ainda a propósito de catarse aqui vos deixamos uma pequena história :

Conhecemos, desde há muitos anos, dois irmãos que , segundo pensávamos, se entendiam maravilhosamente. Um médico. O outro advogado. Actualmente ambos com mais de 70 anos.
Pois não é que nos últimos tempos a relação se deteriorou e  o convívio entre ambos se revestiu de uma agressividade anormal?
De tal modo que extravasou .
Extravasou dum modo tão violento  que  compreendemos que  os recalcamentos eram muitos e graves.
Quando a última discussão terminou , o advogado deixou sair esta frase :
"- Fiz a minha catarse ".
Bem.
Aqui entra Freud.
Sempre sentimos que a realidade era diferente das aparências e que os recalcamentos estavam lá, entre ambos,  por muitos e diferentes motivos. Muito bem arrumadinhos e escondidos.
Mas o pretexto surgiu e eles conseguiram furar a barreira das conveniências e da boa educação e apareceram em toda a sua magnitude.
 Mais uma vez , demos o nosso conselho :
- Como seria bom que ambos fossem psicanalisados.
Pois um deles revelou o seu empenho no processo.
Quem sabe ?

Consideramos que seria especialmente benéfico.
E , repetimos.
Nunca é  tarde.

Aqui vos deixamos Freud  pois nunca é demais relembrar o seu pensamento:






Aqui nos encontramos.
Na nossa verdadeira identidade. Quando nos dizem:
- Um blog ? Não se cansa ?
  Porquê escrever todos os dias ?
A resposta está aqui.
É esta :
- Escrevemos para satisfazer alguma coisa que está dentro de nós . Se os outros aceitam as nossas reflexões , ficamos felizes porque a relação se estabeleceu. Mas a condição primeira é a nossa necessidade de dar saída ao que cá está....e tem mesmo de sair...
A nossa catarse !
Freud- o homem que revolucionou a história a partir da Psicanálise.
Amanhã, continuaremos esta nossa conversa com base nesta afirmação

Trata-se de reflectirmos sobre este tema que nos preocupa e consideramos de extrema actualidade.
Explicaremos porquê. Hoje , tivemos uma longa e interessante conversa acerca da sexualidade entre os jovens e desejamos reflectir convosco a respeito do modo como esta problemática é encarada pelos pais e educadores.
Dá que pensar.....

1 comentário:

Anónimo disse...

O que me admira é eu considerar pessoas inteligentes e são, e quando eu ia a psicóloga a minha chefe de gabinete dizia: lá vais tu a bruxa. Claro que à segunda vez levou que contar e ficou por ali. Haverá mais que uma inteligência? Quem me dá resposta? Tenho lido bastante sobre a inteligência e não me dá respostas que procuro. Linda