terça-feira, 19 de novembro de 2013

CATARSE! QUANDO ?

Hoje vamos falar de algo que consideramos de extrema importância . Um processo psíquico que inconscientemente realizamos e que tem o poder de limpar a nossa mente. Quer dizer : é uma limpeza espiritual que nos permite ultrapassar as nossas angústias e ir em frente.
Foi o que fizemos há dois dias e resultou. Lembram-se de termos confessado que estávamos na fossa e que a angústia nos dominava nas vésperas do nosso aniversário ?
Estamos muito bem. Todos nos dizem que não aparentamos a idade que temos.Os nossos filhos duvidam do nosso BI.......
Mas, a verdade, nua e crua, é que viemos a este mundo no dia 11 de Dezembro de 1933 e ,assim, faltam apenas algumas semanas para festejarmos os nossos 80 anos.
O que nos tem ajudado neste longo percurso ,além do nosso permanente optimismo ?
Em grande parte, a  vida saudável que cultivamos e  a prática deste blog  que, nos últimos 4 anos , tem funcionado como catarse.


`Passamos a definir Catarse
É um termo que vem do grego Kátarsis e era utilizado por Aristóteles para designar o efeito causado no público durante e após a representação de uma tragédia grega.
A catarse era estado de purificação da alma experimentado pela plateia através das diversas emoções  transmitidas no drama.
O termo é também utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma.
Através das terapias clínicas como a hipnose  e a regressão  é possível resgatar as memórias que provocam o sofrimento , levando o indivíduo a sentir -se  purificado.
O termo , significa pois : libertação, evacuação , purgação.
E , digam-me com franqueza :
- Quem não necessita de ser ouvido
   Escutado ?
   Compreendido 

1 comentário:

Anónimo disse...

todos precisam de ser ouvidos e em especial por pessoas preparadas para tal. Como sou curiosa sedo sentia que devia de desabafar sem ser com a família. E espanto-me por no século XXI ainda haver a dizer que as pessoas que nós é que resolvemos os próprios pensamento, que é só força de vontade. E eu a pensar como elas são doentes e não dão por isso. E o que se chama perder tempo com essas pessoas e a minha pena é haver jovens a depender de tal gente, e eu não poder ajudar. Ora estou aqui a fazer a minha catarse. Mas estou a sofrer com a situação. Linda