domingo, 10 de novembro de 2013

AS PAPOILAS DA MEMÓRIA "

- Gostam de papoilas ?
- Nós temos por elas uma ternura especial porque realçam alegremente  no raminho  que adquiríamos na Quinta-feira Santa.
.

O nosso pai , chegava sempre a casa com o bouquet  da espiga . Abundância ! Fartura   Quem a não quer ?
Continuamos a celebrar todos os anos   a festa da espiga e será que é devido a esse ritual que a nossa mesa continua a nos oferecer    tudo o que necessitamos ?
- Quem sabe ?
Seja como for a papoila , na sua humildade, tem uma história linda .
De resistência !
Há um poema do médico canadiano John McCrae, escrito em 1915  que no-la transmite :
" Nos campos da Flandres  crescem papoilas / Entre cruzes....."


É verdade !
 As papoilas são as únicas  flores capazes de crescer na terra queimada . Tornaram-se um símbolo de homenagem aos mortos da guerra .

No dia 11 de Novembro de 1918 , a professora norte -americana Moina Michael  teve a ideia de vender flores artificiais para angariar fundos para os veteranos da guerra . Escreveu, também ela , um poema inspirado nas papoilas , prometendo usá-las sempre.


Desde então , milhares de cidadãos de países envolvidos na 1ª guerra , sobretudo britânicos e canadianos , põem  papoilas na lapela ou depositam coroas nos cemitérios nesta época do ano.. .


As papoilas da memória !

Nós, que consideramos que é no passado que estão as raízes do presente e do futuro , bem gostaríamos de colocar, neste dia , na nossa lapela uma vistosa papoila vermelha
Fica a intenção.
Na nossa infância, quando íamos no Verão para a praia, passávamos junto do quartel  da cidade - Lagos. Recordamos um grupo de homens enrolados em mantas cinzentas que nos olhavam tristemente. Mortos / vivos.
Quando perguntávamos quem eram ...a resposta chegava :
- São os gazeados.
  Os que estiveram na Guerra das trincheiras.

Papoilas
Grande Guerra .
Saudade.
No dia 11 de Novembro fazia anos a nossa Mãe.

PAPOILAS DA MEMÓRIA !

2 comentários:

Anónimo disse...

QUANDO ERA JOVEM IA COM A FAMÍLIA NA QUINTA FEIRA SANTA APANHAR OS RAMINHOS PARA TER TODO O ANO FARTURA EM CASA. NESSA ALTURA, NÃO SE PODIAM LEVAR OS ANIMAIS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS. TINHA-MOS UMA MINIATURA DE CADELA E ELA JÁ SABIA QUE QUANDO O CESTO ESTAVA ABERTO, SALTAVA PARA DENTRO FECHAVA A TAMPA, LÁ IA CALADA TODO O CAMINHO. QUERIDA LAIKA QUE AINDA TENHO SAUDADES DELA. FALANDO NAS LINDAS PAPOILAS, COMO ELAS SÃO LINDAS E ANUNCIAM A PRIMAVERA. SÃO SIMPLES E GUERREIRAS, COMO EU GOSTO DA SUA COR. LINDA

Anónimo disse...

Não sabia a razão de ser do uso da papoila na lapela e,
já me tinha interrogado sobre o seu significado.
gostei de saber. obrigada.
Ass. Vanessa