sábado, 16 de novembro de 2013

EXAME DE LATIM / SEGUNDO POST

- Há quanto tempo se verificou esse exame de Latim ?
- Sabemos a resposta certa :
  Sessenta anos menos cinco  meses.
  Muito tempo ?
 
Muito tempo.

Pois é verdade.
Antes das 9  estávamos no meio de dezenas de alunos que já se conheciam e se manifestavam ruidosamente acerca do exame que iam realizar.
Calada ,olhava  sem conhecer ninguém.
10 minutos ?
20 ?
Foram os minutos necessários para entrar na turma.
É externa ?
- Sim . Falta-me o latim.
- Olhe. À minha frente fica um barra em latim. Eu vejo por ele e você vê por mim .
  Se tiver problemas não se atrapalhe.
  E , sabe, o meu pai é professor de latim e diz-nos logo a nota.
   Quem vai tomar conta é a nossa professora ...Muito calma !
    Depois dê-me o seu número de telefone que eu ligo a dizer o resultado.
    Tudo controlado....
     Não tenha medo....

E foi assim que tudo começou.

O Liceu D.João de Castro ficava longe. O  autocarro  dava uma volta enorme....mais de uma hora de trajecto...

Quando chegamos a casa, muito tempo , depois ouvimos o nosso pai dizer :
- Então já sabes a nota ?
  Parece que vais ter 14.....
   Telefonou um rapaz a dizer que era essa classificação  que o pai achava que vocês iriam ter....
.
Depois foi a oral.
Os exames em Setembro.
Uma amizade que começou e ainda dura.
Os amigos 

Um casamento com o tal que era barra em latim.

O gosto pelo latim nasceu nessa altura.
Ficou.
 Actualmente , é nosso hábito tentar ver a origem das palavras.  Em relação à génese dos sentimentos a perplexidade continua grande ....
Porquê ?
Porque foi assim ?

Em relação às palavras vamos ao étimo e compreendemos .
Até defendemos a importância do latim para bem se falar e compreender a nossa língua.
É fácil e lindo chegar.
A Linguística é muito mais fácil que a Psicologia...
Se é!

1 comentário:

Anónimo disse...

O MEU LATIM É MUITO BÁSICO, MAS DÁ PARA PENSAR PORQUE DIABO TEMOS QUE ALTERAR O NOSSO PORTUGUÊS SE É UMA LÍNGUA QUE VEM DO LATIM? POR ESSAS E POR OUTRAS É QUE NÃO CONCORDO COM O ACORDO. LINDA