quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CRIME VIOLENTO EM CASCAIS

Tiago Caseli de 18 anos  é filho de um engenheiro informático. A mãe Angélica Caseli de 45 anos  sempre se dedicou a um negócio de produção personalizada de mobiliário. Os colegas e amigos referem-se deste modo a Tiago :
- Trata-se de um excelente aluno . Um dos melhores jogadores no Estoril Basket . Uma óptima pessoa. Era aluno de 18 mas a mãe queria sempre que ele tivesse 20. E  terá sido a pressão para que o filho obtivesse cada vez melhores notas que levou Angelica Caseli a tirar os dois telemóveis ao filho assim como o computador .....(!!!)
Bem:
Na passada terça-feira, no Liceu em São João do Estoril,  Tiago participou na aula de Educação Física, que durou uma hora e meia e foi encontrar-se com a mãe tendo sido visto em amena conversa com ela às 16 .30. 
Algo de trágico se passou entretanto , pois uma hora e meia mais tarde , o jovem puxou de uma navalha e esfaqueou repetidamente a mãe . Esta, ainda tentou fugir para o exterior . Contudo ,Tiago, ( corpulento e com 1,90 m ) perseguiu-a e voltou a esfaqueá-la. Um vizinho que , entretanto acorreu, ouviu-a dizer que tinha sido o filho   a agredi-la.
Quando a PSP chegou ao local deparou com o jovem sentado na cama a ouvir música. Já tinha tomado banho e escondera as roupas ensanguentadas sob o colchão.
O pai , alertado pelas autoridades , chegou pouco depois , e teve de receber assistência médica .
Uma família como tantas outras ?
Um jovem aparentemente calmo mas......
Uma mãe autoritária e possessiva ?
 No ano passado , em Março , estando o pai fora em trabalho,  Tiago preparou sozinho uma festa de anos à mãe . Cozinhou  os bolos , fez os convites e deu uma festa memorável para a família.
Então ?
Há explicação para tão brutal agressão ?
Nos próximos dias iremos ouvir repetidas análises a este crime, aparentemente , sem explicação.

Violência extrema ?
Sem dúvida .
Mas como se pode classificar a conduta da mãe ao tirar ao seu filho de 18 anos , bom aluno e de fácil trato os seus telemóveis  e o seu computador ?

Se ela tivesse maior informação e melhor formação , talvez a tragédia não se tivesse verificado.
Vá.
Tentem ler O psicólogo em Casa.
Além de explicar como se chega a situações explosivas Bernabé Tierno ajuda a corrigir e a superar situações
Acima de tudo :
Comunicar 
Exprimir sentimentos
Enfrentar a irritação dos outros (agir / não se deixar vencer /não  ter medo das palavras )
Resolver os problemas com calma e bom seno.
  SUPERAR AS SITUAÇÕES 

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem sou eu para analisar com sabedoria esta situação, mas assisti a uma vivência entre mãe e filho que tive medo que alguma coisa de grave sucedesse. Não que fosse autoritária aparentemente mas era-o em silêncio. Fazendo todas as vontades, descascando até a malvada da banana. Dessa atitude e ainda hoje esse filho não é independente. Tem filhos mas lá vai ela para casa do filho para ele ficar mais tempo na cama. Desta atitude de mãe, muitas vezes assisti dentro do rapaz uma atitude de revolta, prestes a rebentar. Felizmente nada aconteceu e já não vai acontecer. Falando neste crime, quem seria o maior responsável? Para mim a posse é um instrumento que pode levar ao desespero. Depois destes logos anos cada vez admiro mais os meus pais, que com tão poucos conhecimentos, não deixaram assim tantas sequelas na personalidade. Pobre rapaz que tem uma vida muito triste á sua frente. Moderação na educação e o amor nasce naturalmente. Linda