domingo, 24 de novembro de 2013

GRANDE DESCOBERTA !

A maior e mais antiga adega descoberta no Médio Oriente !



Arqueologia - Escavações nas ruínas de um palácio da antiga cidade cananeia de Tel Kabri , no Norte de Israel , revelaram o importante achado. 
Tel Kabri, um local que tem sido escavado desde 1986 , revelou vestígios de ocupação
humana desde o neolítico , há 16 mil anos , mas são as ruínas da cidade cananeia , com o seu palácio , que se impõem , já que aquela era a mais importante cidade da época na região .
Agora descobriu-se a adega e os seus vasilhames . Primeiro,  a equipa encontrou um vasilhame com 90 centímetros de comprimento  e depois começaram a aparecer 5, 10 , 15 e....finalmente 40 , que estavam armazenados numa pequena sala de 4,5 por 7,6 metros, explica o arqueólogo Eric Cline , da Universidade americana de George Washington, que codirigiu as escavações , juntamente com o seu colega Assaf Yasur-Landau , da Universidade israelita de Haifa. 

Análises aos resíduos dos vasilhames mostraram que eles serviram para armazenar vinho . Era um vinho doce , como mostrou a sua análise , ao gosto dos cananeus  de há 3700 anos , cujos ingredientes incluíam mel, hortelã , canela , bagas de zimbro e resinas .
Trata-se de uma receita idêntica à dos vinhos medicinais produzidos no Antigo Egipto durante 2.000 anos  

Gostaram da notícia ?
Nós adoramos.
Acreditamos que Manuel Maria  Carrilho não visita o nosso blog e, assim, confessamos, sem medo - Uma refeição sem ser acompanhado por um bom vinho é algo que não conseguimos imaginar



Assim, esta descoberta entusiasmou-nos.

Ainda hoje ao almoço a acompanhar um belo cozido à portuguesa o Duas Quintas tinto  calhou a matar.
Vamos dizer-vos
Até amanhã, meus amigos e 


-À NOSSA !

Sem comentários: