sábado, 16 de novembro de 2013

PALAVRAS / SENTIMENTOS

Beleza - O Que é beleza?
              Etimologicamente a palavra" beleza " deriva do latim vulgar bellitia, que tem como significado a combinação de qualidades que impressionam agradavelmente a visão .
Ou seja - a beleza é uma experiência ou processo cognitivo relacionado com a percepção de elementos que agradam , de forma singular , àqueles que a experimentam .
A experiência da beleza , muitas vezes , envolve a ideia de equilíbrio e harmonia com a Natureza , o que pode levar a sentimentos de atracção , êxtase ou  bem estar emocional.

Compaixão - O que é compaixão ?
                      O termo " compaixão " deriva de duas palavras latinas :"cum "e "patire "." Cum " significa com  e patire designa sofrer . Daí que, etimologicamente , poderemos dizer que a compaixão é a capacidade que uma pessoa tem de sofrer com outra .
Ter compaixão significa compartilhar o sofrimento dos outros . É não ser indiferente ao que se passa com os que estão perto de nós
A compaixão caracteriza-se pela acção através da qual a pessoa compassiva procura ajudar aqueles pelos quais se compadece .
Que melhor exemplo do que este ?
Toda uma vida subordinada a este sentimento .
Chama-se  coerência  .
Os latinos diziam  " Culpam excusare altera culpa est "- desculpar uma culpa é outra culpa . ( que tal partirmos para esta reflexão ???)


Para terminar vamos dar um exemplo que consideramos extremamente interessante acerca da origem da palavra matrimónio

 A palavra matrimónio  tem origem no vocábulo latino mater ,que quer dizer mãe , ou ainda matrimonium , que significa mulher casada ou casamento . Na origem do vocábulo , influenciado pelo Direito Romano , está a grandeza da missão da mãe realçando o valor da maternidade dentro do conceito do matrimónio .

Hoje , apeteceu-nos reflectir acerca da origem das palavras e até onde essa análise nos pode levar A partir do latim divagamos...divagamos até a um passado tão distante que chegamos a duvidar que fomos a sua principal protagonista.
Será que os outros ( os considerados idosos ) também se espantam com as peripécias das suas vidas ?
O porquê das suas escolhas . O valor das suas opções.  A tal coerência/ incoerência indefinível?

Quantas perguntas !!
Queremos saber as respostas ou sabemos à partida que nunca as encontraremos ?
Até quando será possível realizarmos as nossas viagens no tempo, com lucidez e benevolência ? Porque há toda uma complacência em relação aos nossos actos que leva a encontrarmos sempre justificações plausíveis para os nossos actos absurdos. 
Tão complicado !                  

1 comentário:

Anónimo disse...

DOS TRÊS EXEMPLOS, SÓ SABIA O DA ORIGEM DO MATRIMÓNIO O QUE JÁ NÃO É MAU. EU BEM DIGO QUE O MEU LATIM É FRAQUINHO. LINDA