quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESPERANZA / LIBERTAÇÃO DOS NOSSOS AMIGOS MINEIROS

Esperanza.
Há "esperanza" que os nossos amigos mineiros consigam sair do seu longo cativeiro no próximo fim de semana.
Esta é uma óptima notícia para todos nós que temos seguido com angústia o calvário destes 33 heróis.
Num cenário óptimista ( e nós queremos este cenário , pois há mais dois, que não são tão óptimistas ), as equipas de resgate conseguirão trazer de novo ao mundo os 33 mineiros que ficaram soterrados a 5 de Agosto.
"Espero poder salvá-los antes de partir para a Europa , a 17 de Outubro ",disse  o Presidente Sebastián Pinera que tem acompanhado com o maior empenho a luta destes mártires e a angústia das suas famílias.
Estas são duas figuras que o Chile aprendeu a respeitar : Michelle Bachelet ( a que não foi reeleita por não ser possível pela Constituição ) e  o seu sucessor Sebastian Piñera que neste trágico evento soube mostrar a sua dimensão humana. A sua dedicação a estes homens tem sido total.
Lá em baixo , os mineiros têm recebido alimentos , apoio psicológico e mensagens da família - ainda no sábado foram enviados pela perfuração estreita que os liga à superfície 107 cartas e 27 pacotes. E cá em cima estão a ser escavados três túneis para os resgatar. No domingo  chegaram ao local 12 contentores com um hospital de campanha onde os 33 mineiros serão acolhidos e receber os primeiros cuidados de saúde. As autoridades prevêem que o resgate seja acompanhado por 700 jornalistas !
E depois as suas vidas irão mudar. O cinema espera-os, sendo eles próprios os intérpretes desta incrível odisseia.
Esperamos vê-los o mais cedo possível.
No próximo fim de semana
Esperanza, é a palavra de ordem.
ESPERANZA!


2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom saber desta notícia que deixa o meu coração mais alegre. Tenho seguido esta situação com muita angustia. Mas, é hora de perguntar? Que responsabilidade vai ser dada a quem não respeitou as regras de segurança das minas? Quem paga as despesas de uma obra sem moral? Espero que não seja o povo do Chile. Como nós pagamos os desvarios da Banca em Portugal. Não chega ser humano depois do desastre, é preciso ser humano impondo regras de protecção para que casos destes e outros, não voltem a acontecer, nem lá, nem em qualquer parte do MUNDO. Linda

vanessa disse...

Que Deus guarde e devolva a vida em liberdade a estes homens. E que nós sejamos capazes de aprender com a sua valentia. Diante de experiências terriveis como esta se vê, quantas vezes nos queixamos sem saber o que a vida pode ser dificil.
Uma amiga da minha querida avó dizia: "Deus nos livre daquilo que o nosso corpo pode suportar". Eu era pequena e não sabia o que isto queria dizer - talvez ainda não saiba - mas guardei a frase.