quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LUTO NA ARGENTINA / KIRCHNER MORREU !

Sabem quem este casal que parece tão cúmplice e feliz ?
Néstor Kirchner e sua mulher Cristina Kirchner.
Nestor  Kirchner morreu ontem , aos 60 anos devido a problemas cardíacos. A Argentina está de luto , pois este casal trouxe a recuperação económica ao seu país e todos esperavam que
ele  voltasse à presidência em 2011.
Quando foi eleito em 2003 , a Argentina acabava de viver uma das piores crises económicas da sua história.O Presidente promoveu a exportação de matérias primas , como soja e milho e em pouco tempo o país atingiu a estabilidade e um crescimento de cerca de 8% ao ano Foi paga a divida pública de 9,5 milhões de dólares ao FMI.  E a questão dos direitos humanos regressou ao debate político. Foi assim aberto o caminho  para a continuação dos Kirchner no poder.
O diário argentino Clarin descreveu-o como um estadista apaixonado e passional , um construtor de poder .Era " uma figura controversa que, de algum modo , encarnou o renascimento da discussão e do debate público ". 
Quando em 2007 terminou o seu mandato , com uma popularidade superior a 60% apoiou a candidatura da mulher  ( que tinha conhecido na Universidade de La Plata ) e os dois formaram  uma espécie de presidência bicéfala , com Néstor a assumir um papel proponderante e a ajudar a resolver os conflitos mais fortes.
A sua morte causou uma grande emoção dentro e fora da Argentina
Há três anos houve festa na  Casa Rosada  para festejar a eleição de Cristina.Ontem foram colocadas flores e mensagens "Fuerza Cristina ".
Sem a sombra do marido a seu lado qual será o futuro da que o povo já compara à sempre saudosa Evita Péron?
O nascimento dum novo mito?
As condições estão creadas..
CRISTINA / EVITA

2 comentários:

vanessa disse...

A partida de Néstor Kirchner deixará um doloroso vazio na vida de Cristina Kirchner.
De forma diferente, a Argentina também perdeu.
Fazem sempre falta homens com boas ideias.

Anónimo disse...

Penso que ela vai levar o barco a bom porto.Espero que não ouça os oportunistas que lhe vão aparecer pelo caminho com pés de veludo. Linda