segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Crianças obesas

Crianças obesas
Kerri Boutelle , da Universidade da Califórnia e um grupo de investigadores decidiram testar a eficácia de um tratamento"só para pais". E concluem , na revista Obesity, que o método funciona muito bem." Os nossos resultados mostram que tratar apenas os pais não é inferior em termos de perda de peso da criança, da perda de peso dos pais  nem do nível de actividade física da criança " diz Boutelle. Os cientistas estudaram 82 casais que tinham uma criança de 8 a 12 anos de idade com excesso de peso.
Formaram dois grupos - um onde a criança participava , o outro onde eram só os pais -e mediram ao longo de seis meses, o tamanho corporal de pais e filhos, as calorias ingeridas e a actividade física dos filhos. Embora sejam necessários mais estudos Boutelle diz que será possível só tratar os pais - essa será uma estratégia viável na luta contra a obesidade infantil.
"Os pais são as figuras mais importantes do circulo da criança "e por isso, obviamente , os mais susceptiveis de incutir hábitos de vida saudável .
.............................................................................
E não é só no caso da obesidade infantil que o papel dos pais é fundamental para o desenvolvimento harmonioso e saudável dos filhos.
É fundamental em todos os domínios. Antes de se tratar uma criança deve-se sempre conhecer os seus modelos  -Os pais- pois na maior parte das vezes, neles é que reside o problema.
Por essa razão neste blogue se chama tanto a atenção para o papel da educação sexual dos jovens que deve ser ministrada pelos pais desde sempre.
Educar os pais em todos os domínios é fundamental Não é demais chamar a atenção  para esta problemática. Sem pais equilibrados não há filhos saudáveis.É preciso aprender a ser pais. Aconselha-se a leitura dos livros de Daniel Sampaio como ajuda a todos os que desejam representar dignamente o papel mais importante das suas vidas e muitas vezes não sabem como.
A boa vontade ajuda.
E os filhos agradecem.

  

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando eu era pequena dizia-se: gordura é formosura. Mas agora com tanta informação? Penso que é pouca inteligência da parte dos pais. Claro se os pais são obesos que estimulo dão ás crianças? Eu também penso que estes pais obesos, não devem de ter qualquer tipo de leitura, pois se eles não ouvem a informação que lhe é dada, pela C.Social? Cada vez admiro mais a minha mãe, que com a vaidade dela lá me ia pondo regras desde criança tais como: endireitar-me as costas, não enrugues a testa, peito para a frente, e quando comia demais, fazia-me dar voltas no Jardim Constantino, etc, etc. Linda