quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como são distribuidas as tarefas domésticas hoje em dia ?

"ELAS CONTINUAM A TRABALHAR A DOBRAR "
É verdade.
A notícia vem-nos de Espanha, mas por cá passa-se a mesma coisa:
Apesar de o número de mulheres que trabalha fora de casa ter duplicado entre 1978 e 2oo2, 55% das espanholas ainda realizam sozinhas a totalidade das tarefas domésticas- e apenas 0,64% que não fazem nada em casa.
Do lado dos homens, a situação é totalmente diferente, com 33% a admitirem que não fazem absolutamente nada em casa e apenas 14 %a declararem que são eles que fazem tudo."As mulheres novas continuam a ter uma maior carga de trabalho não remunerado do que os seus companheiros , embora com menos frequência do que as mulheres mais velhas ".
Foram estudaos 3.000 casais e há uma nota interessante: -quando é a mulher que menos dinheiro ganha é ela quem faz todo o trabalho doméstico; quando é o homem a ganhar menos aceita partilhar as tarefas com a mulher, mas raramente trata de tudo sozinho.
Felizmente, embora não tão depressa como se gostaria, as coisas estão a mudar. Os jovens casais portugueses  , cada vez mais estão a partilhar as tarefas domésticas. Mas aí entra um factor cultural relevante - a educação.
E sabem a quem cabe a responsabilidade da existência de maridos que não colaboram com as suas mulheres nas terefas domésticas ?
Então?
Quem são as grandes responsáveis?
Sem dúvida as suas mães que não os souberam educar.
E muitas vezes são as responsáveis pelo destroçar das uniões
Quando não há colaboração chegam as discussões, os gritos, as ameaças e por fim a separação.
As mulheres sentem-se injusticiadas e ,são elas, na maior parte das vezes que põem fim a uma ligação que as destroi.
Os tempos , felizmente estão a mudar.
E as fadas do lar querem mais do que ser simplesmente fadas.

2 comentários:

vanessa disse...

É verdade que as mães têm responsabilidade na educação dos filhos, no aspecto destes fazerem, ou não, tarefas domésticas.
Mas, nem toda a culpa é das mães. Os filhos podem ter sentido crítico e emendarem-se. Afinal, eles não seguem à letra, tudo o que as mães lhes ensinaram. Salvo o devido respeito, seguem o que convém.
A sogra de uma m/amiga sempre poupou os filhos (meninos) ao trabalho doméstico. Por vezes, a sogra da minha amiga pergunta-lhe: "não vais levar o tabuleiro do lanche ao teu marido?"
No entanto, este marido - ao contrário do que lhe foi ensinado - partilha as tarefas da casa com a m/amiga. Felizmente!
Em conclusão, é muito cómodo não fazer, porque a mãe não ensinou, porque não se sabe fazer, porque culturalmente...., blá, blá, blá.
É tão bom chegar a casa e sentar no sofá!
Eu também gosto.

Anónimo disse...

A pesar de eu ter uma aparência pacifica, eu não estava casada muito tempo. Eu a trabalhar e o marido sentado? Nunca, em tempo algum. Responsabilizo e em muito as mães, pelo menos a maioria. Mas cuidado, os jovens hoje também não têm paciência para a adaptação no casamento. Linda