quarta-feira, 23 de outubro de 2019

UMA HISTÓRIA INCRÌVEL !

Esta é uma história louca 
Incrível !
Não dá para acreditar ....
( Eu própria tenho dificuldade em assumi-la ...)
Mas
Aconteceu :

Como devem recordar houve a Guerra Colonial .
O meu marido foi colocado no Comando Territorial do Norte ,em Nampula  e  para lá foi durante dois anos .
Eu
Embarquei passado algum tempo já com colocação no Liceu Almirante Gago Coutinho 
( Tem graça pois já tenho sido contactada nos Reencontros por  queridos alunos desse tempo )
Tinha começado a tirar a carta de condução em Lisboa e resolvi fazer  na altura o necessário exame . 
Obtive a carta sem a menor dificuldade .
 Quando cheguei a Portugal fiquei a saber que tinha que actualizá-la pois sem isso não  me era permitido conduzir .
O meu marido encarregou-se de resolver a situação .

AGORA COMEÇA A HISTÓRIA :
( Motivo de troça e gozo , mais tarde ,na Universidade Nova ...)

Os dias
Meses
Anos
Iam passando e a carta devidamente actualizada
NÃO CHEGAVA .

Eu perguntava:

-Então ?
A carta ? Quero conduzir ...

-Estou a tratar .
Tens que esperar ...

Até que um dia , após palavras azedas da minha  parte ,  confessou que

Tinha perdido a carta !

E agora ?
Agora tem que se pedir para Nampula nova carta .

INDEPENDÊNCIA !
Chegou e a complicação aumentou ....

Os anos passaram .
O espanto dominava .....

- Porque não conduzes ?
-Porque... 
Estou á espera da carta de condução !

Quando da morte do meu marido o seu escritório ( advogado ) foi totalmente despojado de toda a sua existência .

Numa gaveta da secretária o meu filho Carlos  encontrou a famosa carta .

PORQUÊ ?

Quem consegue explicar ?

(Era sabido que com a maior facilidade eu teria o carro que mais gostasse .
(Quantas vezes os meus pais mo desejaram oferecer ...!!)

Uma pergunta oportuna :

- Não me fazia falta conduzir ?
- Claro que fazia ...com dois filhos pequenos ...

Houve de tudo :

Pedidos insistentes  !
Feias discussões !

Neste momento estou a pensar :

- Onde está agora a carta ?
Sei que a vi . O Carlos deu-ma...
Mas...
Não recordo se a guardei ou deitei fora .

A MEMÓRIA FICOU .
AINDA FAZ DOER ...

O pateta que ontem encontrei , estupidamente perguntou quando se despedia :

- Afinal a carta apareceu ?

São estas as circunstâncias que motivam a tristeza que hoje me acompanha . 

- " MÃE, TAMBÉM TIVESTE CULPA !
     TINHAS QUE TE IMPOR !" 

Como uma simples carta  de condução pode originar estados de alma tão difíceis de discernir ....

CIÚME ?
MEDO ?

Os eternos aliados.....
Serão eles a conhecer a explicação de tão estranha conduta ?

Sem comentários: