ANTIDEPRESSIVOS?
Porquê?
A ministra da Saúde alerta para o consumo exagerado deste fármaco e à primeira vista parece estar com razão:
No último inquérito sobre saúde mental efectuado nos 27 paises da UE ( que ouvi 26.800 pessoas, 1032 das quais portuguesas ) um em cada sete dos cidadãos nacionais entrevistados admitiu que usou antidepressivos nos últimos 12 meses, mais do dobro da média europeia . Os medicamentos foram usados sobretudo para tratar além da das depressões , problemas de ansiedade
Este novo indicador vem confirmar os resultados do primeiro inquérito epidemológico efectuado a nível nacional, que surpreendeu os próprios investigadores :
Portugal é o país da Europa com maior prevalência de doenças mentais na população - 23 %sofreu de uma doença psiquiátrica no último ano e quase metade (43 %) já teve uma destas perturbações durante a vida, aproximando-se mesmo do campeão mundial a este nível, os EUA.
DESEJAMOS SABER AS RAZÕES DESTA PATOLOGIA ATINGIR NÍVEIS TÃO ALTOS ENTRE NÓS.
Julgamos vislumbrar as causas mas seria bom que a Ciência nos desse uma resposta mais credível , pois a situação é demasiado séria para não ser devidamente estudada.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



1 comentário:
Não convém dar explicações, a ciência ia tocar na injustiça social. Porque a causa é de mais evidente. Não é preciso muitos estudos, porque a resposta está nos últimos 12 meses. A situação é séria e muito triste, veja-se a insegurança em que se vive, e acrescente-se o desemprego. No telejornal ouvi um Bispo ou era de Fátima ou de Aveiro, que tocou na ferida de onde vinha a crise, e não teve meias palavras. Outros apontam as mesmas causas, mas ficam a pregar no deserto como Cristo. Linda
Enviar um comentário