terça-feira, 13 de dezembro de 2016

BATATA DOCE !

Olá, meus amigos
Cá estou para abordarmos  assuntos interessantes.
Vou começar por um  que considero útil e fácil de chegar até vós .

Começo por vos dizer que um dos meus hábitos ( que todos conhecem e , os  filhos gozam...) é fazer sempre uma introdução . Não a dispenso pois considero-a útil para a  compreensão do assunto que  irá  ser tratado.
Pois bem.
Eila :
Como sabem , almoço sempre na Namur , muito perto da minha casa.
E, como eu, há outros clientes frequentes . Numa mesa, paralela à minha, fica , praticamente todos os dias, um cliente cuja ementa é sempre igual : salmão grelhado , acompanhado por batata doce assada .Quando chega , já tudo está pronto . Deve ter  telefonado antes a encomendar  Come , silenciosamente, e parte .
Eu
Via o salmão grelhado e reconhecia-o .
Quanto ao acompanhamento... não conseguia perceber  do que se tratava ..,.
Um dia , enchi-me de coragem e perguntei .

- Minha senhora , é batata doce .
  Está para a batata comum como o pão integral está para o pão vulgar .
  É saudável. Curativa . Fonte de vitaminas .
 Se experimentar , verá que gosta

Daí a 10 minutos , tinha na minha frente uma travessa com o dito acompanhamento .
Se gostei ? Não fiquei apaixonada mas comi com relativo agrado .
Porque,
Na minha infância , a minha mãe adorava batata doce : No cozido à portuguesa, nas azevias , e como sobremesa : Rodelas de batata doce fritas com açucar e canela .
Delicioso !

Passados alguns dias, o nosso amigo  recebeu convidados para o almoço e foi servido o mesmo repasto . Perante o espanto dos amigos, ele elucidou :
- Esta senhora também já come batata doce e gosta 
A senhora nada disse mas a verdade é que não tencionava tornar-se fã  do petisco .
Eis que
Hoje
Na   papelaria da   D. Antónia , onde compro diariamente os jornais nacionais, vi um livrinho dedicado à batata doce que me deixou rendida .

Aqui vos deixo referências que considero úteis para a vossa saúde .
Desde já , vos digo que , a partir de agora , este produto fará parte da minha dieta .
Não o voltarei a encarar como algo de bizarro mas sim como fonte de nutrientes indispensáveis a nossa alimentação .
Segue-se a informação recolhida a pensar em vós

Sem comentários: