quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

EL PAÍS E O MUNDO


Como digo muitas vezes não dispenso a companhia de certos jornais cuja leitura me torna feliz .
El País é um deles.
Chego a pensar que há artigos que foram escritos a pensar em mim ---
No último fim de semana El PAÍS SEMANAL, na página 8 ,trazia um pequeno conto (?) simplesmente delicioso .
UNA TERAPIA IMPREVISTA 
Almudena Grande 
" Cansada . Especialmente de fazer pelos outros o que ninguém fazia por ela . Tinha que partir . E  não sabia quando voltava "  

Uma pequena história . Muito bem escrita . Vulgar . Real . Vivida .

Em poucas palavras vamos tentar resumi-la .

Ela
É mulher. Mãe . Dona de casa . Trabalhadora .
É a primeira a levantar-se .
A tratar do pequeno almoço de todos .
A deixar a casa  em ordem antes de sair .
Tudo depende dela .
E a vida familiar corre sobre rodas .....
ELA É IMPECÁVEL!
POIS É !

 Porém...
Nos últimos dias notam que ELA está diferente .
Cansada ?
Porquê?
Não há mudanças... 
A rotina mantém-se ...

- " Mãe. O que tens ?
      Estás pensativa .
     Absorta..
     Calada..
- " Não tenho nada .
     Está tudo bem "

- " Não . Não está tudo bem.
   Passa-se alguma coisa..
   Terás uma depressão ?
  - " Depressão ? 
      Eu ?
-" Depressão é doença .
 Tens de ir ao médico ."
- "Médico ?
  Depressão ?"
- "O ideal seria fazeres psicoterapia . 
  A mãe da Clara desde que faz está fantástica
  Mãe . Telefona a marcar ."

Após dias de hesitação marcou .
Foi .
- Conte-me o que se passa .Como se encontra . Porque decidiu vir ver-me .
- É difícil explicar..
-Tente 

Não era difícil. Era apenas uma longa história... Anos . Anos . Anos .
De amor. Obrigações . Deveres . 
Ela amava-os .
Amava...

Como dizer o que sentia ?
O que recalcara ?
Ser a primeira a levantar-se sempre .(Quem alguma vez pensou em levar-lhe o pequeno almoço à cama ? )A primeira a fazer tudo....Obrigações Deveres......Tarefas.------TUDO !
CULPA !
TAMBÉM A TINHA

- VOU PARTIR
E NÃO SEI QUANDO REGRESSO


  - COMO ?
PARTIR ?
PARA ONDE  ?
PORQUÊ ? 

 Amo-vos muito. Mas não quero continuar a viver como tenho vivido . Tenho culpa de ter permitido que as coisas tivessem sido como foram . A terapia ( que vocês me mandaram fazer ) fez-me descobrir que esta não é a vida que eu quero .
Não vou para sempre mas não sei se ou quando voltarei .

Em sua casa não ficaram demasiado preocupados até descobrirem que ela tinha deixado o seu telemóvel desligado em cima da mesa da cozinha
   

Sem comentários: