terça-feira, 13 de dezembro de 2016

" OS POBRES " FILOMENA MONICA


Maria Filomena Mónica acaba de apresentar o seu último livro .
Li uma das  últimas   entrevistas da escritora e fiquei impressionada com o que senti : 
Modo semelhante de encarar o mundo 
Sensibilidade idêntica perante problemas sociais 



Como é possível duas mulheres tão diferentes terem  opiniões tão idênticas ?
Ela é 

Decidida 
Desassombrada 
Irreverente 

Eu
Também o sou 
Mas de modo totalmente diferente .
Não possuo a sua força ( será ?) nem a sua coragem perante os grandes problemas que a Vida coloca . Os tais a que chamamos existenciais .
Então ?
Como é  possível tanta identidade de sentimentos ?
Pensei
E conclui que há (talvez )duas razões :
A classe social a que ambas pertencemos
A formação em Sociologia 
Talvez , ainda , a ligação à Universidade Nova .


Os sentimentos que ela revela  em relação á pobreza são, absolutamente, semelhantes aos que sempre me dominaram
Desde criança .
Porquê ?
Porque não tinham as outras crianças o mesmo que eu ?
Porque eram pobres ?
Havia  no meu sentir de menina mimada da classe média alta, um misto de revolta e vergonha .....
Daí , mais tarde ter nascido  uma paixão


Que
Terminaria em magoada  desilusão.


Já , nos  outros livros da escritora , eu tinha sentido  que havia semelhanças flagrantes não só em sentimentos mas também em atitudes



Penso que esta imagem sua mostra-a há pouco tempo - ela diz que escreveu todo o livro já doente (doença grave que a aflige há talvez um ano ) pois revela-a enfraquecida ( ela que sempre foi linda )
A minha fotografia com o chapéu de chuva vermelho foi tirada há três ou quatro anos , justamente no Natal  quando o vermelho era das cores que me aquecia a alma 
Fui consultar a biografia da Maria Filomena e verifiquei que nasceu em 1943  É , portanto 10 anos mais nova do que eu . Viveu muitos anos fora ... Pode-se considerar uma estrangeirada ?
Penso que sim pois a visão que tem de Portugal é de alguém que conhece o mundo e compara ....

Vou comprar o livro . Lê-lo com a maior atenção . Sublinhar as semelhanças ... Já estou a pensar em como este tema Os pobres é apaixonante ... Como me deliciaria tê-lo escrito ....
Quem sabe ?
Talvez um dia .
 "OS POBRES "
Um livro para ler e meditar .

Sem comentários: