domingo, 6 de novembro de 2011

TENHO SEMPRE TRABALHO !


Foi hoje de manhã.
11 horas.
A estação do Metro do Campo Pequeno estava completamente vazia.
Só nós esperávamos por transporte.
Do outro lado do cais um vigilante olhava-nos.
De repente, vimos perto de nós, uma jovem  funcionária com o fato das mulheres de limpeza   que  cuidadosamente verificava se  haveria algo para apanhar. Um jornal? Uma beata ?As mãos com luvas procuravam......
Idade ?
Talvez 30 anos.
 Bonita, mas com o rosto vincado por uma vida daquelas que deixam marcas.
Parou junto de nós e não deixámos escapar a ocasião para comunicar :

- Não imagina como a aprecio.
 Bonita como é, não se importa de fazer um trabalho tão humilde.E fica-lhe tão bem a trança negra !

Ela   olhou-nos e apenas disse :
Tem que ser.
   Que mais posso fazer ?
   Tenho dois filhos para criar. 


- Sabe a razão do meu espanto?
 É porque só oiço dizer :
 -Não há trabalho.
  Não há trabalho.
  Ainda ontem uma inquilina disse que não conseguia pagar a renda deste mês porque não tinha trabalho.....

A resposta pronta e rápida foi:
- A senhora não acredite.
  Quem quer trabalhar trabalha.
  Eu inscrevi-me para as limpezas e tenho o tempo todo ocupado.
  O que é que eu faria sem trabalho ?
  Não tenho ajuda de ninguém.
  E os meus filhos têm que comer.
  Não têm ?


- O Metro chegou e  nós partimos.
  A funcionária de trança preta e boca cor de rosa lá ficou cumprindo a sua tarefa.
  Ela tem os filhos para criar e ninguém a ajuda.
  Trabalho ?
  Ela diz que tem sempre.
Ficámos a pensar nela .
Ainda estamos a recordar as suas palavras.
Será?
Será que ela tem sempre trabalho ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Nós sabemos que não há trabalho para todos, porque se não, não haveria perto de 700 mil desempregados, não é verdade? Aqui, alguns dias atrás, dizia um entrevistado: que na sua casa passaria a ter só de quinze em quinze dias a pessoa que era semanal. Quem dizia, era uma pessoa perto da minha idade. Linda