sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A CULTURA EM PORTUGAL



O ambiente da " Cultura " está a ferver.
As coisas mudaram e há quem não aceite a mudança.
Diogo Infante decidiu fechar o D. Maria II e Viegas não o tolerou. João Mota já foi convidado para o substituir  e parece que aceitou o cargo.
 Rei morto / Rei posto...
Não é ?
Confirma-se o velho ditado "Casa em que não há pão".........
"Em caso algum a SEC permitirá o encerramento de qualquer teatro nacional ou a suspensão integral da programação do TNDMII "- que Diogo Infante tinha ameaçado fazer. A par disso , o secretário de Estado da Cultura salientou que o TNDMII foi " o único teatro nacional que não cumpriu o corte de 15% NOS CUSTOS OPERACIONAIS  A QUE ESTAVA OBRIGADO EM 2011 "
Francisco José Viegas esteve ontem na Assembleia  da República a debater  na especialidade o Orçamento do Estado (OE ) para 2012 e denunciou "a existência de buracos financeiros nos organismos tutelados pelo anterior Governo Socialista ":
" A SEC encontrou 5,6 milhões de euros de despesas ilegais sem cabimento orçamental",no Instituto dos Museus  e da Conservação e, para fazer face a essas dívidas , o orçamento vai ser reforçado em 1,25 milhão de euros em relação à verba deste ano.
Também no Fundo de Fomento Cultural , continuou Viegas "foi herdado um buraco de 3 milhões de euros "e, no Instituto do Cinema e Audio visual , o actual executivo "confrontou-se com um OE para 2012 praticamente tomado por anteriores encargos ".
A SEC TEM QUE RESOLVER PROBLEMAS DE SOBRE-ORÇAMENTO CRÓNICO  - sendo terrivelmente penosa a situação herdada .

Então?
Não será tempo da linda ex-ministra da Cultura  colocar a mão na consciência , ter mais calma e deixar de ser o porta voz dos revoltados ?

Sem comentários: