sábado, 12 de novembro de 2011

BERLIM / UM SONHO REALIZADO

 
É verdade.
O sonho tornou-se realidade.

Com tanto se falar da Angela Merkel, dos paises poderosos e  dos periféricos, apeteceu-nos  conhecer a nova Berlim , a que com um esforço tremendo emergiu duns trágicos destroços que praticamente a destruiram,e  segundo estamos a sentir, eles tentam esquecer

O avião chegou à hora certa ( nem um minuto a mais) , o táxi conduziu-nos ao hotel que tinhamos escolhido e tudo nos agradou:
As palavras certas são:

Modernidade
Conforto / descontração / ordem
Tudo certo.
Impecável.
Aquilo   que desejamos está ao nosso alcance 
Notamos que o chão da casa se banho  de mármor é aquecido,( o que não conheciamos) e é  extremamente confortável





Estamos no Mitte ( onde se encontrava a Berlim Leste ) agora completamente reconstruida e ofuscante. Junto do nosso hotel localizam-se cinco dos maiores muséus da cidade e já percorremos a pé a famosa avenida das tílias ( cantada pela Marlene Dietrich ), cuja extenção e largura impressina.

O que vimos ?
Muitos alemães de todas as idades a gozar uma calma tarde de Inverno que nos pareceu convidativa e amena. Talvez a temperatura fosse dos 6 graus, que diziam estar , mas todos bem abafados não  demonstravam desagrado.
Um país calmo e  tranquilo apresentando ,aparentemente, um nível de bem estar significativo.

Chegámos ao restaurante que tinhamos escolhido e aí o encanto dominou-nos. Trata-se do célebre
Standige Vertretung , uma antiga e famosa cervejaria alemã cujo fascinio  é de banda desenhada mas só que real. Eram 4 e meia mas as  salas já se encontravam cheias. Tivemos um jantar simplesmente divinal . Fomos para as especialidades da casa  e não nos arrependemos pois  eram excelentes.


(Strudel de maçã, divinal )
O serviço foi  rápido ,muito atencioso mas  sem ser servil. O empregado que nos serviu exprimia-se num inglês impecável  , sugeriu um maravilhoso vinho branco que adorámos .No final obtámos por strudel de maçã com creme quente , café e um calvados  que não ficava  atrás   do  dos franceses. Pedimos para nos chamarem um táxi e com toda a simpatia  pediram-nos para esperarmos na mesa.
Quando chegou acompanharam-nos amavelmente até junto do carro.

O preço?
Dada a categoria do local e a excelência do que nos serviram ,foi moderado - Duas pessoas ( com gratificação 50 euros ). 
Amanhã iremos fazer a visita da cidade e depois veremos como orientaremos o nosso tempo

Desejamos, acima de tudo , nesta viagem ,tentar conhecer os alemães de hoje.Sentir o que eles querem para a sua terra, o que pensam da UE, como vêm o presente e o que desejam para o seu futuro.. 



Já passámos pela famosa Porta de Brandemburg, que se encontra na área onde estamos, mas gostavamos de saber se foi atingida pelos bombardiamentos, ou se foi poupada .Sabemosque  é um símbolo de Berlim  , coroada pela triunfante escultura da Quadriga  e que contrasta elegantemente com as embaixadas ultra modernas que a rodeiam. 
Mas  , desejamos saber mais dos que por lá desfilaram.....

Para um só dia ( e chegámos às duas horas  da tarde ) já vimos bastante. Avenidas muito largas e enormes, abundância de parques, transeuntos bem agasalhados passeando com as suas crianças. Lojas de marcas internacionais famosas.
Berlim dá a sensação de estar a atravessar um período próspero, traquilo, sem a angústia que atormenta os portugueses, gregos, irlandeses , espanhóis e agora os italianos.
Mas nem sempre o que parece reflecte a verdadeira realidade.


Que é  a única palavra alemã que conhecemos
Meus caros seguidores.
Até amanhã.
  

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito das noticias da sua viagem.
Há uns bons anos visitei a Alemanhã (infelizmente, Berlim, não) e apreciei muito.
A ler os seus posts lembrei-me dessa viagem. A grandiosidade das cidades construidas depois da Guerra, a comida apetitosa, os preços de bens essenciais e de produtos de cosmética mais baratos do que em Portugal.
Até as árvores são mais altas, pareceu-me.
Votos de uma excelente viagem. Aproveitem bem.
Ass. Vanessa.