quarta-feira, 30 de novembro de 2011

" AS NEUROSES " / JEAN -LOUIS PEDINIELLI / PASCALE BERTAGNE

A notícia que domina a imprensa diária, não pode vir mais a propósito.
Estamos a ler " As neuroses " de Jean -Louis Pedinielli / Pascale Bertagne e  tinhamos justamente recordado o terrível caso que se verificou na Noruega , no Verão passado.
" Após 36 horas a falar com Breivik , dois psiquiatras concluíram que o assassino sofre de esquizofrenia paranóica ! "
O documento de 243 páginas , irá agora ser analisado por uma comissão médico-legal. A decisão final caberá ao tribunal, que normalmente costuma seguir o parecer dos especialistas.



Assim , se for declarado doente mental, Breivik, de 32 anos  escapará à prisão e irá para uma instituição de doentes psiquiátricos, onde poderá passar o resto da vida.
( 77 jovens foram barbaramente assassinados quando participavam num acampamento de Verão do Partido Trabalhista , na ilha de Utoya) . Porquê ? O que levou o assassino a este acto tão absurdo como cruel ?
Os peritos descrevem uma pessoa que vive num universo ilusório  onde todos os pensamentos e gestos são regidos por ilusões de grandeza, em nome das quais ele pode decidir quem vive e quem morre. Considerando-se o cavaleiro mais perfeito desde a Segunda Guerra Mundial, diz ter realizado as execuções por amor ao seu povo.
Ora estas personalidades são analisadas neste magnífico livrinho " As Neuroses " cuja leitura é fácil e acessível. Aqui são apresentadas as características clínicas e psicopatológicas das neuroses , explicando a especificidade de cada uma dessas  perturbações e são formuladas teorias explicativas destas condutas aparentemente injustificadas.
Louco ?
Ninguém o considerava assim.
Estranho ! Solitário !
Louco. Não.

A questão fica :
- Quantos indivíduos  conhecemos nós  cujas  condutas estranhas são consideradas  normais e , afinal , são psicopatas ?
 ( Psicopatas (  doentes da psique ) , cuja patologia deve ser diagnosticada com a maior urgência a fim de se tentar evitar dramas como o da Noruega ).
O século XXI tem que acabar com o estigma das doenças mentais. Não ter medo de as assumir , encarar de frente o problema e procurar ajuda tem que se tornar uma questão cultural.
A ciência, também neste domínio está a avançar prodigiosamente. Trata-se de aproveitar todas os seus contributos para que o mundo se torne melhor.
O que se presenciou em Utoya foi o inferno.
Um inferno que talvez pudesse ter sido evitado .
Quem sabe ? 

1 comentário:

Anónimo disse...

Este homem tinha família, não notavam nada? Se trabalhava os colegas não notavam nada nas suas conversas, principalmente quando eram conversas sobre política? Onde arranjou as armas, quem lhas vendeu? Para mim este homem não actuou só, há mais por detrás desta cena horrível. Ser louco é uma maneira de não passar o resto da vida numa prisão, e se tem dinheiro, estará bem instalado, porque infelizmente há pessoas que pesam como ele. Linda