sábado, 26 de novembro de 2011

ADOLF EICHMANN

ADOLF EICHMANN

A revista Única do Expresso de hoje trás um artigo impressionante e , em relação às reflexões que a visita a Berlim nos proporcionaram , incrivelmente oportuno.
   Eichmann

O burocrata do terror

"Era o cérebro que coordenava a deportação em massa dos judeus para os campos de extermínio.Passou uma década escondido na Argentina, até Israel o descobrir  e o julgar, condenando-o à morte , faz hoje 50 anos ".
"   Eu era um SS meticuloso, devoto. Se me tivessem dito que o meu pai era um traidor  e que devia abatê-lo, tê-lo-ia feito "
Obediência virtuosa.
Durante o julgamento , em momento algum o acusado admitiu responsabilidade perante o assassínio em massa , embora concedesse saber qual o destino dos judeus que enchiam os comboios. Escudou-se sempre na obediência devida ao seu empregador :
"A minha culpa reside na minha obediência , no meu respeito pela disciplina  e nas minhas obrigações militares em tempo de guerra"   repetiu até à exaustão " Obedecer é um acto virtuoso de qualquer subordinado e os subordinados são agora vítimas .Eu sou uma dessas vítimas "

Continuamos perplexos sobre o que vimos em Berlim. O que se esconde sob uma aparência tranquila, meticulosa, de comportamento impecável. Um povo que trabalha e vive em paz.
Cabe perguntar :
- Como  é possível a conduta de Eichmann ?
 De todos os Eichmanns  ?
............................................

1 comentário:

Anónimo disse...

PARA MIM É UM POVO QUE VIVE MUITO DOS OUTROS POVOS, CUJOS GOVERNANTES NÃO TÊM QUALQUER IDEAL DEIXANDO-SE GOVERNAR POR O EXTERIOR. LINDA