" UM MÉTODO PERIGOSO "
É este o nome do último filme de David Cronenberg que acabou de ser apresentado em Portugal, no Festival Lisbon &Estoril.
Vimos a entrevista do realizador e ficámos completamente seduzidos pela sua abordagem .
" Um Método Perigoso " foca o nascimento da Psicanálise - um tema que é querido ao cineasta canadiano, que sempre tem tentado entrar nos meandros obscuros do espírito humano e captar os seus impulsos mais primários e violentos.
O realizador ficou completamente fascinado pela história de Freud, Jung e Sabrina. Chama-lhe um ménage à trois intelectual , admitindo que também havia amor entre Freud e Jung.
O filme baseia-se em cartas e documentos onde era relatado o que comiam, bebiam, sonhavam, as suas vidas sexuais, impulsos e acções.
O filme é rigoroso mas não choca.O que interessa a Cronenberg é falar das origens da Psicanálise. Aliás o seu primeiro filme Transfert já abordava o tema, relatando a história da relação entre um psicanalista e uma doente.
Há uma frase que domina Cronenberg / Freud e só ela é motivadora do desejo que temos de ir ver o filme :
" ESTAMOS PRESOS ÀQUILO QUE SOMOS "
QUEM DUVIDA ?
1 comentário:
APRENDER, APRENDER SEMPRE COMO DIZIA LENINE. A QUI TOMEI CONHECIMENTO DE UM FILME COM UM ASSUNTO QUE ME INTERESSA. VOU VER O FILME. LINDA
Enviar um comentário