segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CRONENBERG / FREUD




"   UM MÉTODO PERIGOSO "  
É este o nome do último filme de David Cronenberg que acabou de ser apresentado em Portugal, no Festival Lisbon &Estoril.
Vimos a entrevista do realizador e ficámos completamente  seduzidos  pela sua abordagem .
 "   Um   Método Perigoso "    foca o nascimento da Psicanálise - um  tema  que é querido ao cineasta canadiano, que sempre tem tentado entrar nos meandros obscuros do espírito humano e captar os seus impulsos mais primários e violentos.
O realizador ficou completamente fascinado pela história de Freud, Jung e Sabrina. Chama-lhe um ménage à trois intelectual , admitindo que também havia amor entre Freud e Jung.
O filme baseia-se em cartas e documentos onde era relatado o que comiam, bebiam, sonhavam, as suas vidas sexuais, impulsos e acções.
O filme é rigoroso mas não choca.O que interessa a Cronenberg é falar das origens da Psicanálise. Aliás o seu primeiro filme Transfert  já abordava o tema, relatando a história da relação entre um psicanalista e uma doente. 
Há uma frase que domina Cronenberg / Freud e só ela é motivadora  do desejo que temos de ir ver o filme :
"     ESTAMOS PRESOS ÀQUILO QUE SOMOS  "
QUEM DUVIDA ?

1 comentário:

Anónimo disse...

APRENDER, APRENDER SEMPRE COMO DIZIA LENINE. A QUI TOMEI CONHECIMENTO DE UM FILME COM UM ASSUNTO QUE ME INTERESSA. VOU VER O FILME. LINDA