sexta-feira, 25 de novembro de 2011

" OS ALEMÃES E A INLAÇÃO ".

" Os alemães têm horror à inflação ."
Sabemos que isso é verdade e a causa deve-se a uma terrível hiper-inflação que eles sofreram em 1923. Na realidade , já foi há muito tempo mas o medo ficou. A partir dessa dolorosa experiência o marco tornou-se uma moeda forte e que não era comido pela inflação. O banco central alemão , o Bundestabank , seguiu uma rigorosa política anti-inflacionista e o marco tornou-se um motivo de orgulho nacional para os alemães.
As sondagens indicam que , hoje, a maioria do povo germânico  gostaria de voltar ao marco, abandonando o euro. Mas o cambio  iria valorizar-se muito , como está a acontecer ao franco suiço o que não seria bom para a economia alemã , assente na exportação.
Como estamos sempre a repetir , a história explica o porquê de todos os procedimentos e, assim,  gostaríamos de referir uma experiência que vivemos nestes dias passados em Berlim.
Em restaurante nenhum era colocado pão na mesa, manteiga, nada daquilo a que nós chamamos couvert. Pensámos que era para evitar qualquer tipo de exploração. Igualmente achámos  o preço das refeições módico e uniformizado. Em todo o lado sentia-se o desejo de cumprir/ não aldrabar/ inspirar confiança.
E a verdade é que este foi um país que consideramos que vale a pena visitar porque não somos enganados e  cujo nível de vida , por estranho que pareça, é inferior ao nosso.
Acreditem.
Esta é uma viagem que pode ser considerada económica.
E é uma experiência que nos leva a profundas reflexões.

Quando tiverem disponibilidade imitem esta vossa amiga e depois digam o que pensam .
OK?
Não esperava gostar / ia com o pé atrás / não fiquei apaixonada 
MAS VALEU A PENA!

Sem comentários: