quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PEDRO LAINS / HISTÓRIA ECONÓMICA DE PORTUGAL


Ontem vimos uma entrevista do maior interesse tendo como referência a História Económica de Portugal de Pedro Lains. Sendo o tema da maior actualidade, prestámos toda a  atenção ao que o economista / historiador nos dizia. Muito do que ele referiu já era do nosso conhecimento, mas o que nos fascinou foi a quantidade de vezes que ele disse que este era um estudo deveras acessível a toda a gente . O livro não se destina apenas a uma élite de intelectuais mas, sim, a todos os que querem aprender como a economia evoluiu na nossa terra.
E sabem ?
Achamos que aqueles que vivem com entusiasmo o momento presente ,vão adorar ler o referido livrinho. Acreditem que vão encontrar pistas que conduzem , direitinho , à situação actual.
E para variar , uma das responsabilidades do actual estado da nossa economia pertence a Salazar. E sabem porquê ?
- Porque não deu a devida atenção à nossa agricultura.

Já há mais de 20 anos que estudámos que uma das causas do nosso atraso a nível europeu , residia em não ter havido sincronia entre o desenvolvimento industrial e agrícola . ( Miriam Halpern de Moura e o seu famoso estudo assim o provam) .
Para mal dos nossos pecados há muitas , mas mesmo muitas razões que nos levaram a estar como estamos.
Evidentemente que foi " A Crise " que veio complicar a nossa situação.
Mas que já estávamos mal, isso estávamos.
Porquê ?
Comprem e leiam o livro de Pedro Lains que vos vai ajudar a compreender.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por mim vou lê-lo, mas também faço a pergunta que são os responsáveis da destruição do aparelho produtivo? Há culpados e ainda estão vivos. Ia-mos ser todos ricos, viver do turismo, ser serviçais do estrangeiro, limitamo-nos a encher-lhes as barrigas de bons petiscos e fazer as camas. Passamos a comprar mais do que vendemos e até o celeiro de Portugal está abandonado. A Europa deu no que se está ver e nós ficamos no estado em que estamos. Lixo agora para os chineses que querem comprar o resto que temos ao desbarato. Linda