terça-feira, 29 de novembro de 2011

DIETA MEDITERRÂNICA

Depois do fado , segue-se a dieta mediterrânica.
Unesco - Portugal junta-se à Argélia , Chipre e Croácia numa proposta que defende , mais que uma lista de produtos , um modo de vida.
" Sentamo-nos à mesa não apenas para comer. Sentamo-nos porque achamos que é um óptimo pretexto para conversar .A comida tem que ser sinónimo de encontro, reunião, convívio.
 A dieta mediterrânica não é uma lista de produtos, é um modo de vida. A comida é algo que nos une".

  Claro que é.
  Ainda no domingo passado o nosso grupo de Amigos  (de há meio século )  se reuniu para um muito agradável almoço :
  -Uma magnífica caldeirada de peixe fresquíssimo e óptimo tempero.
Gostámos ?
Da caldeirada nada há a dizer.O vinho que a acompanhou estragou o prazer.
Num país onde há tão bom vinho, não se pode admitir o preço exorbitante que os restaurantes apresentam sendo o chamado vinho da casa, em geral, de péssima qualidade.

  Acabámos de ver no DN de hoje que " o vinho representa 650 milhões de euros por ano em exportações "Crescimento - O vinho , as frutas e o azeite são alguns dos produtos que mais contribuem para as exportações no sector agro-alimentar. Em média  são comprados cerca de dois milhões de euros em vinho por dia, às empresas nacionais. Apesar de ser um país de dimensão média , Portugal assume-se como o 38º maior fornecedor mundial. Só nos últimos anos, as exportações aumentaram de 2,6 para 3,7 mil milhões de euros.
Então ?

Qual a justificação que nos é dada pelo preço exorbitante que nós-portugueses -pagamos pelo vinho que bebemos ?
Ainda hoje, para acompanhar um magnífico cozido à portuguesa, escolhemos Duas Quintas, um vinho do Douro que apreciamos.
Preço ?
Bastante alto quando comparamos com o preço do magnífico vinho que , nesta nossa estadia em Berlim , bebemos.
Uma boa refeição requer, obrigatoriamente, além dum " papo" agradável um bom vinho.
Não concordam ?

E para terminar um digestivo que pode ser um delicioso  medronho artesanal. 
Que maravilha!

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os meses nos juntamos os colegas/amigos num almoço. Ora desta vez foi num restaurante de preço acessível, mas com um vinho da casa delicioso. O próximo almoço é dia 22 e lá vamos ao mesmo restaurante repetir o mesmo vinho. Para o ano é que vai ser pior pois o sr. IVA como se sabe, aumenta e isso vai ser mau para o turismo e emprego, mas eles é que têm os livros, espero que saibam o que estão a fazer. Linda